Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Portal da Amazônia: após complicações e aprovação de laudo, novo projeto contra incêndios é estudado em estrutura

- anúncio-

(Foto: Folha de Vilhena)

Um dos assuntos mais debatidos nos últimos dias, por causa de uma possível restrição de público no Estádio Municipal Arnaldo Lopes Martins (mais conhecido como Portal da Amazônia), a emissão de laudos para liberação do espaço ganhou nessa semana mais um capítulo.

Embora tenha sido emitido já um “laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico”, inspecionado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura (SEMEC) tem se unido a outras secretarias em prol de resolver questões de reestruturação e melhorias do espaço.

O QUE ACONTECEU?

- Advertisement -
- Advertisement -

Em entrevista ao site Folha de Vilhena, o então Secretário de Esportes, Silmar Freitas, falou sobre a caminhada do Portal da Amazônia durante os últimos dias até que o primeiro projeto fosse aprovado.

- Advertisement -

“Por volta do dia 06 de dezembro, nós encaminhamos uma visita preventiva para que os Bombeiros viessem ao estádio para fazerem uma análise. Eles vieram no dia 09 de janeiro, passando o que deveria ser realizado quanto às adequações no local e nós providenciamos as solicitações deles”, afirma o Secretário.

Entretanto, posterior à aprovação do laudo pertencente à corporação da Polícia Militar o estádio recebeu uma nova notificação do Corpo de Bombeiros local informando sobre uma especificidade técnica existente, na qual a estrutura não estava se adequando, segundo análise do Corpo de Bombeiros Regional (corporação pertencente a Porto Velho).

AS MEDIDAS

Silmar Freitas, Secretário Municipal de Esportes (Foto: Assessoria)

Silmar explica que, após serem informados das novas exigências que se enquadram no chamado “Laudo de Proteção e Prevenção a Incêndio e Pânico”, a SEMEC em conjunto com outras secretarias começou o trabalho de estudo e planejamento de um novo projeto para apresentar ao Corpo de Bombeiros.

O projeto, sob a responsabilidade do engenheiro Eduardo Fernando da Silva, foi aprovado posteriormente com adequações necessárias. Trabalhos de pintura, troca de lâmpadas, instalação de extintores, etc., ainda estão em fase de acabamento no espaço que deverá ser liberado até esse sábado (09 de fevereiro).

“Às vezes, alguns podem pensar que fomos negligentes, o que não aconteceu. Nos anos passados eles só exigiram o laudo estrutural do estádio. O nosso engenheiro fazia um laudo, onde se informava as condições que estava o espaço e entregava no Corpo de Bombeiros para que eles emitiam o certificado de aprovação do estádio. No entanto não havia essas novas exigências que foram pedidas dessa vez”, esclareceu o Secretário.

E DEPOIS?

Silmar mencionou também um futuro projeto de prevenção a incêndios, que está sendo estudado pelo engenheiro, com vistas a uma melhoria no estádio. O espaço, que há muito não vê uma reforma efetiva, poderá ser beneficiado com novas propostas de investimento, que estão sendo analisadas.

No momento, um projeto voltado para a área gramada vem sendo estruturada, conforme explica Silmar. “Temos só um campo usado para treinar e para os jogos. Esse ano pretendemos fazer mais um campo na parte posterior das arquibancadas para dar condições de treinamento, onde os times não usarão de fato tanto o campo de Jogos Oficiais, a fim de prolongar a boa qualidade do campo”.

Outros projetos também vêm sendo estudados, porém ainda em suas fases iniciais de planejamento. Até o momento, a informação final é de que o campo estará aberto aqueles que quiserem prestigiar o jogo que acontecerá nesse sábado (09 de fevereiro).

O QUE É UM LAUDO TÉCNICO DE COMBATE CONTRA INCÊNDIO?

O Laudo Técnico de Combate Contra Incêndio é característico por ser composto de rigorosas revisões em itens de segurança presentes em estruturas que suportarão um determinado público/moradores, podendo ser aplicado não somente a estádios, como a prédios, condomínios, etc.

O objetivo do laudo é garantir que o espaço tenha meios de certificar a segurança dos usuários do espaço, além de suportar alternativas rápidas em caso de possíveis acidentes.

 

Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Fotos: Folha de Vilhena/Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas