Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

IFRO lança nova seleção para Pós-Graduação em Geoprocessamento Ambiental no Campus Colorado

- anúncio-

Foto: Assessoria

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, lançou Processo Seletivo para vagas remanescentes do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Geoprocessamento Ambiental (CPGGA). O curso é gratuito, sem mensalidades ou taxa de matrícula.

São ofertadas um total de 13 vagas. A inscrição é gratuita e poderá ser realizada de 22 a 26 de fevereiro de 2019. Para se inscrever, o candidato deverá enviar via e-mail a documentação listada no Edital 07/2019. Candidatos que haviam concorrido no Edital 46/2018 devem observar o que está estabelecido no item 4 do Edital 07/2019.

A seleção consistirá em duas etapas. A primeira será análise do currículo e a segunda a análise da carta de intenção do candidato, ambas com os critérios estabelecidos no Edital. O resultado preliminar deverá ser publicado no dia 01 de março.

- Advertisement -
- Advertisement -

Serão admitidos como candidatos à seleção, portadores de diploma de curso superior, com formação em qualquer área relacionada ao ambiente, ligada às Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Geografia e áreas afins.

- Advertisement -

O Edital, Ficha de Inscrição e demais anexos estão disponíveis no seguinte link: http://bit.ly/geoprocessamento-IFRO-COL-2019

Em caso de dúvidas, o candidato pode encaminhar e-mail para [email protected]

Sobre a Pós-Graduação

O Geoprocessamento Ambiental é uma área em expansão devido a demanda de trabalhos relacionados a ela. O geoprocessamento é atualmente utilizado em diversas áreas do conhecimento, sendo uma ferramenta usada por profissionais de várias áreas. Uma das aplicações é o georreferenciamento, que consiste na descrição de imóvel rural em suas características, limites e confrontações, sendo necessário para o cadastro rural, obrigatório para que se realize qualquer alteração cartorial da propriedade. Existe ainda, a demanda no estado de Rondônia pelo monitoramento de safras, das mudanças climáticas, da ordenação do território e do uso e ocupação do espaço urbano e/ou rural.

O curso de pós-graduação em Geoprocessamento Ambiental (CPGGA) do Campus Colorado do Oeste já formou uma turma e foi totalmente reestruturado para incluir profissionais tanto das engenharias, quanto da biologia, gestão ambiental e áreas afins. “Nós criamos dois eixos de formação em uma única Pós-Graduação. O eixo A, com 360 horas, formará especialistas em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, e o eixo B, com 580 horas, dará a titulação de especialista em Georreferenciamento e Geoprocessamento”, explicou a Coordenadora do CPGGA, Dra. Ranieli dos Anjos.

A reformulação buscou atender a demanda regional de profissionais formados para atuar com as geotecnologias, conforme explicou o professor MSc. Valdir Moura, da equipe de coordenação do curso. “Nos esforçamos para organizar um curso de referência no estado. Para isso, formalizamos a participação de professores de várias regiões do país e pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e outros”, comentou o professor.

Este curso será na modalidade presencial, com aulas ministradas no Campus Colorado do Oeste, sendo regido pelas resoluções 11/2011/CONSUP e 15/2018/CEPEX. O início das aulas está previsto para acontecer em 22 de março de 2019.

A especialização em Geoprocessamento Ambiental está pautada em dois Eixos de formação, sendo que candidato deverá optar por um Eixo no ato de inscrição. O primeiro eixo é “Georreferenciamento de Imóveis Rurais”, com 360 horas, e o segundo “Georreferenciamento e Geoprocessamento”, com 580 horas. O curso possui cinco linhas gerais de pesquisa, sendo que o candidato deverá indicar no ato da inscrição em qual linha deseja desenvolver seus estudos.

 

 

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas