Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Com o Carnaval às ruas, leve a segurança com você: cuidados para serem tomados contra o HIV

- anúncio-

(Foto: Divulgação)

Com Vilhena representando um dos municípios que mais apresentam casos de HIV, todo o cuidado é pouco na hora de cair na folia durante o Carnaval. A importância da prevenção, usando proteção durante o ato, pode impedir que o HIV (vírus responsável pela evolução da AIDS) seja disseminado durante as festividades e chegue até você.

“O número de pacientes diagnosticados com HIV/AIDS só vem aumentando, durante o período de 2017/18/19, assim como de infectados pelas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Isso nos leva a acreditar que as pessoas estão perdendo medo da contaminação, porque esses comportamentos de risco não vêm mudando”, comenta em entrevista a diretora do Serviço de Assistência Especializada (SAE/CTA), Maria Zilda Golin.

Essas altas nos casos, segundo a diretora, podem ser associadas à prática do chamado comportamento de risco (onde as relações são praticadas sem o uso de preservativo), do uso de drogas (onde materiais como seringa, cachimbo e canudinhos para aspirar o entorpecente são compartilhados), ao uso de materiais perfuro cortantes (que permitem o contato do sangue entre infectados e não infectados), assim como o serviço das profissionais do sexo (que mantém relações com visitantes, como caminhoneiros, e podem acabar repassando esse vírus para moradores locais em outras atividades).

- Advertisement -
- Advertisement -

Embora os métodos contraceptivos como pílulas, DIU’s, adesivos e ligadura de trompas sejam uma constante na prevenção da gravidez, o uso do preservativo (feminino e masculino) é o único capaz de garantir que vírus como o HIV e algumas DST’s não sejam transmitidos durante uma relação.

- Advertisement -

Em dúvida sobre onde adquirir camisinhas? Todos as Unidades de Saúde do município, assim como o Hospital Regional e o Serviço de Assistência Especializada distribuem gratuitamente preservativos, durante o Carnaval e o ano todo. Procure uma Unidade mais próxima, previna-se e boa folia!

MAIS INFORMAÇÕES

Caso haja dúvidas sobre ser um portador do vírus HIV, são disponibilizados testes de forma gratuita nas Unidades de Saúde ou no próprio SAE/CTA (localizado na Rua Porto Velho, N°178, Bairro 5°BEC – funcionando no período da manhã).

Após ser diagnosticado com o vírus HIV, o portador poderá receber um tratamento realizado através de acompanhamento médico e medicamentos, que buscam fazer com que o organismo dele responda a esse tratamento e se mantenha em uma estabilidade clínica.

“O que pedimos é que se considere a AIDS como uma doença grave, uma epidemia, que modifique os comportamentos de risco, use preservativo, não compartilhe materiais perfures cortantes e realizem o seu teste. Faça o teste periodicamente se não mudou seu comportamento de risco, e toda vez que houver uma exposição à essa situação confirme sua condição de portador ou não do vírus repetindo os exames”, finalizou a diretora.

CAMPANHA DO GOVERNO

O Governo de Rondônia estará lançando também a campanha “Nenhuma fantasia vale o risco de se contaminar – caia na realidade, use camisinha” numa parceria entre Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA) e o Ministério da Saúde, onde um evento será realizado no salão de eventos Rosilda Shockness, no 11º andar do edifício Pacaás Novos, do Palácio Rio Madeira (Porto Velho).

Todos os 51 municípios de Rondônia receberam materiais que serão distribuídos gratuitamente para os foliões de plantão. São mais de seis mil preservativos masculinos, 150 mil unidades de gel lubrificante e pelo menos 30 mil testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatite B e C. Além disso, 10 mil panfletos educativos e instrutivos visando conscientizar a população deverão ser distribuídos.

 

Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Foto: Divulgação

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas