Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Tratamento da Artrose pela técnica de Viscossuplementação; por Dr. Juliano Almeida

- anúncio-

Dr. Juliano Almeida (Ortopedia &Traumatologia) (Foto: Divulgação)

O uso do ácido hialurônico é muito utilizado na dermatologia, com infiltração do mesmo na pele para fins estéticos. Na área da ortopedia, o mesmo produto, em condições e concentração diferentes, pode atuar na cartilagem das articulações auxiliando na “recuperação” de um processo inflamatório, como por exemplo a Artrose e/ou Condromalácia. Dentre os componentes mais comuns das infiltrações estão os anestésicos (xilocaína e lidocaína), corticóides (triancinolona e dexametasona) e o próprio Ácido Hialurônico.

A articulação normal (joelho, quadril, ombro e etc) apresenta um líquido no seu interior (líquido sinovial) que tem a função principal de nutrir as células da cartilagem, dando às mesmas os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde. Todas as pessoas ao longo da vida desenvolvem artrose, em algumas pessoas, esse processo de degeneração da cartilagem pode produzir sintomas pela própria alteração interna da articulação, como a mudança do líquido que circula dentro que pode ficar menos viscoso e com menor quantidade de ácido hialurônico pela própria doença (Artrose) ou inflamações internas de outras causas (como a Condromalácia).

Viscossuplementação é um procedimento que injeta ácido hialurônico na articulação com algum grau de doença cartilaginosa. O ácido hialurônico é normalmente produzido pelas células da membrana das articulações. Em doenças cartilaginosas, em especial na artrose (quando a articulação desgasta), a superfície dos ossos torna-se ásperas, o fluído torna-se mais fino, e o espaço entre os ossos se torna menor. O ácido hialurônico é uma substância gelatinosa cuja função primordial é amortecer e lubrificar a articulação.

- Advertisement -
- Advertisement -

Os candidatos para Viscossuplementação incluem:

- Advertisement -

  • Pacientes com dor crônica em articulação, apesar de terem feito tratamento conservador, incluindo: fisioterapia, modificação de atividade, perda de peso, anti-inflamatórios não-esteróides e analgésicos;
  • Pacientes que não podem tomar não anti-inflamatórios, como, por exemplo, aqueles que têm uma história de gastrite e úlceras gástricas ou doenças renais;
  • Pacientes para os quais a cirurgia não é uma opção ou para aqueles que gostariam de adiar a cirurgia.

A viscossuplentação / infiltração com ácido hialurônico pode ser realizada na clínica ou consultório com os devidos cuidados de higiene e antissepsia, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado. Não é necessário um ambiente hospitalar para a realização deste procedimento. Para a extrema segurança, procure um profissional que faça o procedimento guiado por ultrassonografia, garantindo que o medicamento seja injetado dentro da articulação, evitando complicações.

Poderá retornar ao trabalho e atividades diárias normais imediatamente após o procedimento. No dia da aplicação, recomenda-se gelo com duração de 20 minutos, se sentir qualquer desconforto. Recomenda-se evitar qualquer atividade de suporte de peso extenuante ou prolongada durante os dois primeiros dias após cada aplicação.

A grande maioria das pessoas apresentam bons resultados após a primeira aplicação, mas muitas vezes, as melhorias são graduais, sendo os benefícios percebidos após a segunda ou terceira aplicação. Os resultados do tratamento geralmente duram em média um ano, mas é possível sentir um alívio para até 3 anos. O tratamento pode ser repetido a cada 6 meses, e tantas vezes quanto necessário.

Com a viscossuplementação, além da melhoria da lubrificação articular, espera-se também:

  • Redução da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da cascata inflamatória que causa destruição articular da artrose;
  • Estímulo da produção do próprio acido hialurônico (endógeno), com melhoria da viscosidade do liquido sinovial;
  • Estabilização da degradação da matriz cartilaginosa;
  • Estímulo da produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II;
  • Ação direta e receptores de dor articular causando analgesia prolongada;

A viscossuplementação foi, inicialmente, desenvolvida ao joelho. Porém, com o passar do tempo e com melhor compreensão dos seus efeitos, produtos também foram criados para outras articulações. Alguns em menor quantidade e com diferença de concentração. Hoje, a viscossuplementação pode ser feita em: joelhos, quadris, tornozelos, pequenas articulações como metatarso-falangeanas, punho, ombro, cotovelo e articulações facetárias da coluna vertebral.

Atendendo em Vilhena 
*Stúdio Litiê Ferreira: (69) 3321 6144
Rua Ricardo Kullert, n° 331, próximo ao Hospital Bom Jesus em Vilhena.

 

VEJA TAMBÉM

O que faz um médico especialista em dor? Por Dr. Juliano Almeida

Você sente dor nas costas? Pode ser Lombalgia; por Dr. Juliano Almeida

O que é Artrose? Por Dr. Juliano Almeida

O que é Radiculopatia? Por Dr. Juliano Almeida

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas