Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Conheça o projeto de Arborização que já plantou 800 mudas em Cabixi

- anúncio-

(Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Com o intuito de deixar a cidade mais fresca e harmônica, foi criado no início do ano de 2015 o projeto “Cabixi Arborizada”. Segundo o idealizador, José Ribeiro da Silva, conhecido como Zé Ambientalista, a ideia nasceu com o objetivo de minimizar o calor.

“Há quatro anos, fui procurado por comerciantes que queriam arborizar a cidade para minimizar o calor e evitar que o sol entrasse aos comércios. Desde aquela época, as mudas foram feitas na maior parte em um pequeno viveiro na Igreja Metodista, e outras foram disponibilizadas pelo amigo e chefe da Sedam de Colorado do Oeste, Orlando Silva”, explica.

De acordo com o José Ribeiro, que também é servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), desde o surgimento do projeto, já foram plantadas mais de 800 mudas pela cidade.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Já foram distribuídas 800 mudas e elas não foram plantadas somente nas ruas, mas como também nos quintais das residências. Destas centenas, algumas foram plantadas pelos próprios comerciantes”, pontua Zé.

- Advertisement -

O idealizador do projeto “Cabixi Arborizada” explica que atualmente conta com a ajuda de 30 voluntários e do grupo “Cristãozinhos Ambientais” que é formado por 30 crianças, que colaboram também com a divulgação.

“Além dos voluntários, contamos também com a ajuda de uma grande parcela da população que anseia pela arborização. Hoje, nós temos o apoio do comércio local, parceria com Ciretran de Cabixi, Grupo Cristãozinhos Ambientais, APAE, Sicoob e da atual administração municipal que é favorável ao projeto”, detalha Ribeiro.

Zé Ambientalista ressalta ainda em entrevista ao FOLHA, que apesar da beleza florada e do sombreamento, as espécies de árvores plantadas no município não trazem prejuízos para as calçadas e nem para o trânsito da cidade.

“Vale enfatizar que as espécies plantadas como Ipês rosa, amarelo e branco, elas não quebram as calçadas devido ao seu sistema radicular e como são de porte médio não prejudicam a iluminação e nem o trânsito”, pontua o idealizador do projeto.

Foto ilustrativa feita pelo Zé Ambientalista mostrando de como ficará a prefeitura de Cabixi daqui alguns anos com os ipês plantados (Foto: Arquivo pessoal)

Conforme José, a ideia é estender o plantio por todo o município. Segundo ele, para colaborar com o projeto, a prefeitura de Cabixi disponibilizará uma área de 3 km para ser feito um bosque com espécies de árvores nativas.

“Temos uma proposta, já aceita pelo prefeito, de aproveitarmos uma área a 3 km da cidade e implantarmos um bosque com plantio de árvores nativas como Cedro, Cerejeiras, Mogno e entre outros, para que no futuro esse local sirva de visitação e didática para alunos da rede publica”, relata o ambientalista.

José Ribeiro explica ainda que a maioria dos ipês foram plantados há três anos e alguns já começaram a dar a primeira florada, principalmente, na Avenida Tamoio, local de maior concentração de mudas.

“Estamos com mais algumas mudas para terminar a arborização da avenida Tamoio e ainda assim nós continuaremos a produzir para plantios em outras ruas, quintais e na frente de casas. O nosso objetivo é arborizar tudo até início do ano que vem, próximo do período chuvoso e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, relata Zé.

Para a população, o idealizador do projeto “Cabixi Arborizada” deixa uma mensagem de apelo: “Peço para que a população ajude na preservação das árvores”, conclui José Ribeiro.

Texto: Repórter Abel Labajos
Fotos: Divulgação
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas