Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 16 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Rondônia tem até 10 de dezembro para implantar placas de veículos com padrão do Mercosul

- anúncio-

Rondônia tem até o dia 10 de dezembro para implantar a placa com o padrão do Mercosul nos veículos. O prazo foi divulgado na última sexta-feira (30), pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo o Contran, devem adotar obrigatoriamente as novas placas veículos em que serão realizados o primeiro emplacamento, relacre, troca de município ou de propriedade.

De acordo com Sáimon Rio, da Diretoria Técnica de Veículos (DTV) do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), os valores referentes a adoção das novas placas não são controlados pelo Detran-RO, uma vez que o serviço é feito por empresas estampadoras, mas acredita que a mudança não gere um aumento significativo para o consumidor, já que as taxas referentes departamento permanecem nos mesmos valores.

“As pessoas acreditam que vai haver uma espécie de chamamento para trocar as placas e não é isso que vai acontecer. As placas serão trocadas gradativamente, como aconteceu das placas amarelas para as cinzas. Cada vez que você for precisar de um serviço em que o Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] diz que é para você trocar a placa, daí você troca. Mas se você estiver andando com seu carro e sua placa continuar na íntegra, não vai ter a necessidade de trocar”, reforça Sáimon.

- Advertisement -
- Advertisement -

Dentre as mudanças adotadas nas novas placas está a retirada do brasão que identifica o estado e município pertencente ao veículo, o que gerava para o proprietário a necessidade de alteração em caso de mudança de cidade ou estado. Com a adoção do padrão do Mercosul, possivelmente não haverá a necessidade de atualizar a placar em caso de mudanças.

- Advertisement -

“Mas ainda estamos trabalhando essa questão, para ver se vamos fazer isso pelo menos sistematicamente, porque obviamente há uma necessidade de atualização dos dados do proprietário do veículo”, explica o técnico da DTV.

Os proprietários que não estão incluídos na obrigatoriedade do novo emplacamento, mas, ainda assim, desejam atualizar a placa cinza para o padrão do Mercosul, podem solicitar o serviço.

 

Fonte: G1/RO

*Estagiária Cássia Firmino sob supervisão de Daniele Lira.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas