Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


“Quem São?”: conheça um pouco mais sobre o rapper vilhenense Vanderson de Jesus

- anúncio-

O rap é um estilo musical popularmente conhecido por ter como uma característica forte o conjunto de rimas poéticas, que em sua grande maioria retratam um contexto social no qual o cantor está inserido. É originário da Jamaica, em meados de 1960, e depois espalhado pela América através da imigração forçada por questões sociais e econômicas dos jamaicanos para os Estados Unidos em 1970.

Embora sofra grande preconceito social, o Rap é um dos cinco pilares do Hip Hop, que ganhou um projeto em 2015 no Cone Sul de Rondônia chamado “Requilombo: arte das ruas”, realizado pela equipe do Serpentário Produções. O projeto tinha como objetivo desenvolver a consolidação e o fortalecimento das expressões culturais do Hip Hop, e teve como foco as cidades de Pimenteiras D’Oeste e Vilhena.

- Advertisement -
- Advertisement -
Rapper Vanderson de Jesus (Foto: Divulgação)

Foi nesse projeto que participou o artista rapper Vanderson Pereira de Jesus, vilhenense que atualmente trabalha na cidade do Guarujá, em São Paulo. O jovem conta em entrevista ao Folha que se mudou através de uma oportunidade de emprego e também para tornar o sonho de ser um músico em período integral mais próximo.

- Advertisement -

OS PRIMEIROS PASSOS

Vanderson, ou “Vandin” como é conhecido entre os amigos, narra que a música sempre esteve presente em sua vida e o agradou, principalmente, o Rap. Apesar disso, sua proximidade com o estilo musical se deu depois que ele participou de um desafio onde deveria gravar um vídeo cantando e postar no aplicativo Facebook.

“Eu decidi que ao invés de fazer um cover optaria por escrever uma letra, e assim fiz. Escrevi a música, arrumei uma base e gravei. Muita gente gostou e pediu pra que eu fizesse outras, e foi aí que começou tudo”. A brincadeira realizada no próprio perfil do jovem em 2014 foi o pontapé para que nascesse ali o sonho de ser cantor.

O artista ainda conta que, sua aproximação com o Rap, aconteceu pela identificação que ele sentia pelo estilo. Segundo Vanderson, as letras contam histórias de pessoas que vivem principalmente nas regiões periféricas da cidade, têm vidas simples, e são representadas nas composições.

APRESENTAÇÕES

A primeira apresentação citada carinhosamente pelo cantor da qual participou foi o “Requilombo: arte das ruas”, que Vanderson diz ter sido muito importante em sua vida, onde relembra com afeto da coordenadora de muito dos projetos nos quais ele fez parte, Andreia Machado.

Vanderson também já marcou presença em eventos como o Festival de Música Portal da Amazônia, realizado em 2015 e repetido em 2016; e na casa de shows Village, onde fez sua última apresentação antes de ir embora. Participou também de algumas batalhas de rap realizadas na Praça da Patrola e do Coreto.

(Foto: Divulgação)

Além disso, foi um dos compositores a estar no Festival Agostarte. “O evento Agostarte foi muito importante para mim, porque além de ser um projeto completamente independente me deu certa visibilidade”, conta ao afirmar que chegou a receber mais de 6.500 visualizações e 120 compartilhamentos em um vídeo postado de sua apresentação.
AS COMPOSIÇÕES

Com 21 anos, o artista já tem seis músicas autorais. Vanderson alega que todas as canções são a respeito de alguma situação vivida em sua trajetória, ou sobre seus sentimentos e pessoas que marcaram seu caminho.
“Tenho uma falando de um relacionamento amoroso: ‘versos exagerados’ de 2015, que foi a primeira. Em outra faço uma homenagem a dois amigos que se foram através do mundo do crime. E tem uma composição onde conto minha história: ‘pra começar entender porque eu rimo’, todas com base em experiências de vida”.

A CULTURA VILHENENSE E O RAP

Vanderson também conta um pouco sobre a aceitação do público a respeito da cultura hip hop, em especial o rap, na cidade de Vilhena. O artista afirma que ainda existe um grande preconceito envolvendo o estilo musical, por ser um município mais interiorano e marcado pela cultura sertaneja.

“Apesar desse preconceito, ultimamente o público estava aumentando e interagindo bem com as batalhas de rima que aconteciam, embora ainda precise melhorar muito no quesito aceitação”, ele relata, apontando também as dificuldades no apoio dos órgãos públicos em relação aos vários estilos existentes na cidade.

“Eu particularmente quase não vejo iniciativas vindo do poder público, pelo menos no seguimento do qual faço parte falta esse investimento. As batalhas, por exemplo, (que agora não estão acontecendo mais) sempre se realizaram por iniciativa própria dos participantes, nunca tivemos ajuda de nenhum órgão público”, Vanderson alega, dizendo que embora eventos como esses sejam feitos por conta, isso não significa que não precisem de apoio.

O FUTURO

(Foto: Divulgação)

Embora ainda não viva exclusivamente da renda obtida pela carreira musical, Vanderson se mostra confiante em relação a isso, afirmando que a música é um sonho que ele está trabalhando para alcançar.
Com empenho, determinação e carisma, o cantor estará lançando na próxima sexta-feira (21) de dezembro, sua primeira canção em plataformas streaming. A música tem como título “Fumaça pro ar” e é um feat com o artista Bruninho Da VHA.

 

Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Fotos: Divulgação
Vídeo: Divulgação Canal Agostarte TV

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas