Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Há 1 ano e meio no mandato, vereador Tabalipa fala com o FOLHA e enumera trabalhos

- anúncio-

(Foto: Sara Elena/Folha de Vilhena)

O vereador Wilson Tabalipa (PV) visitou a sede da FOLHA DE VILHENA na última sexta-feira (21) para falar de seus projetos realizados na cidade durante o ano. O parlamentar comentou também sobre a troca de presidência na Câmara e do projeto que reajustou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade.

De acordo com Tabalipa, que está há um ano e meio atuando na Casa de Leis, neste ano foi feito diversas indicações e projetos, principalmente na educação, como o Aluno Nota 10 o anteprojeto Lei Lucas.

“Eu fiz o projeto do aluno nota 10. A partir do ano que vem, ele vai premiar o melhor aluno de cada classe, no caso do 1° ao 9° ano, das escolas municipais”, explica o parlamentar ao falar também do anteprojeto Lei Lucas. “É uma lei que traz para as escolas tanto particulares, quanto municipais, um curso com os professores a respeito de primeiros socorros”, disse.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em Vilhena, o anteprojeto Lei Lucas foi feito por meio da Secretaria municipal de Educação (Semed) em parceria com o Serviço Social de Indústria (SESI). Entretanto, a iniciativa, segundo o vereador, começou em São Paulo.

- Advertisement -

“Essa Lei Lucas foi aprovada no Senado Federal, após o apelo de uma mãe que perdeu o filho de 10 anos por falta de atendimento especializado. A criança estava em uma escola em São Paulo e se engasgou com um pedaço de sanduíche em uma atividade escolar. Após o falecimento do filho, a mãe começou uma campanha nas redes sociais, e então em algumas cidades de SP a lei foi aprovada. No final de novembro deste ano, ela se transformou em uma lei federal e então a partir do ano vem, as escolas tem que ter esse curso porque é de extrema importância”, pontuou Wilson.

TRÂNSITO

Outro projeto do vereador Tabalipa que deve começar a funcionar em 2019, é uma campanha de conscientização ao trânsito que tem como objetivo orientar adultos e crianças da cidade.

“Acho que em janeiro agora deve começar. A gente vai fazer a campanha através do Facebook e depois passar para a equipe da SEMTRAN para que eles possam realizar palestras nas escolas. Acho que no trânsito de Vilhena, principalmente, no horário de pico, as pessoas são muito apressadas, então acho que tem que ter essa campanha para conscientizá-las”, explicou o vereador ao falar também do desenho Pateta que será usado na campanha”, conta.

ESPORTE

Já no esporte, Tabalipa comentou que foi feito uma indicação para a criação de uma autarquia para o esporte da cidade. “A gente fez uma indicação e eu acho que será feito um estudo primeiro para ser feito a autarquia em relação ao esporte”, disse.

EMPLACAMENTO DE CARROS

O parlamentar explicou também que foi feito um anteprojeto em relação ao emplacamento de automóveis. Ele conta que o motorista que vem de fora da cidade, normalmente, tem que pagar R$ 300,00 de IPVA e a metade desse dinheiro vai para o município em que o veículo foi emplacado e ele quer mudar essa situação.

ANO DE 2018

Em relação a 2018, Tabalipa conta que o ano foi marcado pelas campanhas eleitorais. Ele relatou que a campanha para prefeito de Vilhena foi uma grande luta e que além de apoiar Eduardo Japonês (PV), também apoiou o deputado estadual Luizinho Goebel e o Coronel Marcos Roche (PSL), eleito no 2° turno como governador de Rondônia.

“Não é fácil administrar a prefeitura, como também não é fácil administrar um Estado. A gente espera e torce para que dê tudo certo, assim como no país também, a gente torce para que o país tenha um novo rumo. Mas, como sempre falo, se cada um fizer a sua parte acho que a gente acaba realmente transformando o município, estado e País”.

IPTU

O vereador comentou também sobre o projeto da readequação dos valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) aprovado em sessão ordinária, na noite da última terça-feira (18), no auditório da prefeitura de Vilhena.

Conforme Tabalipa há anos, os prefeitos não tomaram tal atitude sobre o IPTU, já que sempre pensavam em uma possível reeleição. Ele conta que foi necessário fazer uma readequação nos valores das casas e dos prédios, porque por anos a prefeitura não vem arrecadando o suficiente para prestar serviços necessários para a população.

“Logico que é um aumento, mas infelizmente deve-se que tomar atitudes firmes. Eu acredito que quem votou no Eduardo, quer isso, atitudes firmes. Infelizmente é um remédio amargo. Alguns {moradores} às vezes, questionam o porquê ter aquele aumento, na realidade, o orçamento da prefeitura, infelizmente é o que falei, há anos não vem sendo corrigido essa situação do valor venal das casas.”

EXPECTATIVA PARA 2019

Já em relação a 2019, o parlamentar diz estar esperançoso com o novo ano. Segundo Tabalipa, a prefeitura de Vilhena estará com um novo orçamento e algumas obras da época do ex-prefeito José Rover deverão recomeçar. “Já tem algumas obras que o prefeito vai relacionar com os asfaltos que eram da época do Zé Rover, como os asfaltos, da 1° de maio (extensão), a 743, as ruas do Cristo Rei, Embratel e a Avenida Rondônia que também é uma prioridade do prefeito, entre outras.”

O vereador conta que a prefeitura vai ter que arcar com as despesas das obras que ficaram paradas por muito tempo, pois a empresa que ganhou a licitação pode pedir um reajuste. “A obra pública tem um prazo para começar e um prazo para terminar. Infelizmente, a prefeitura vai ter que pagar esse reajuste, pois na época foi feito um preço e mesmo licitando outra empresa vai ter que pagar um novo valor”.

DESCENTRALIZAÇÃO NAS ESCOLAS

Tabalipa comentou ainda que a educação também é uma prioridade do prefeito e que os vereadores da Câmara da cidade estão sempre ajudando. Como foi na aprovação do projeto de descentralização de recursos, que permitiu que as escolas tivessem dinheiro para custeios.

“Muitas vezes, os diretores das escolas tem que comprar uma lâmpada ou consertar um ar-condicionado e tem que fazer licitação, mas agora não”, diz.

ECONOMIA

Wilson Tabalipa comentou que foi realizada uma audiência na sexta-feira (21) no auditório da prefeitura da cidade e que no local foram apresentadas algumas ações que ajudaram ele e outros vereadores a economizar quase 4 milhões para a reforma da nova Câmara.

“Vai ficar certa quantia ainda em caixa, apesar da obra, para que o próximo presidente faça uso. Às vezes as pessoas criticam, mas, o prédio da nova Câmara vai ficar para o município e daqui a 30 ou 40 anos, não vai precisar mexer”, relata o vereador ao falar também sobre as ações. “Foi exposta lá a questão das indicações e a questão de diárias, onde os parlamentares de Vilhena gastaram menos que Chupinguaia, Pimenta Bueno e Cacoal”.

TROCA DE PRESIDENTE

Tabalipa elogiou o trabalho feito pelo vereador Adilson de Oliveira à frente da Câmara de Vilhena e disse que o novo presidente Ronildo Macedo deve entrar para fazer novas mudanças na Casa de Leis.

“Adilson fez um trabalho transparente, porque antigamente nesse período os vereadores não economizavam nada, então houve essa economia e ele fez um bom trabalho. Macedo (próximo presidente) vem com o mesmo pensamento de economia, e ele vai ter que fazer ajustes, contratar o pessoal do concurso e terminar a obra. Em breve, Macedo deve reunir os vereadores para conversar e saber qual será o próximo passo”, concluiu o vereador.

 

Texto: Repórter Abel Labajos
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas