Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Desempenhando papel de Papai Noel em Vilhena há 25 anos, pioneiro passa bastão para novo bombeiro

- anúncio-

Natalino, Papai Noel em Vilhena há 25 anos (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Realizando há 25 anos o papel de Papai Noel da cidade de Vilhena, Natalino Luiz (54 anos, bombeiro da reserva, pioneiro vilhenense e atualmente residindo em Cuiabá/MT) se lamentou por não poder participar da entrega dos presentes de Natal de 2018 na manhã desta terça-feira (18) de dezembro, em entrevista ao Folha.

O bombeiro afirma que a motivação foi um compromisso assumido no Estado do Mato Grosso, que necessitará da presença de Natalino já na segunda-feira (24). Embora se afaste do posto, Natalino passou o bastão para o novo Papai Noel que substituirá o bombeiro, o Soldado Ferroni (que serve há dois anos na base vilhenense).

A entrega dos presentes acontecerá em todos os bairros da cidade, também com a participação do novo Papai Noel, a partir do dia 21 de dezembro seguindo até que todos os pedidos sejam entregues.

- Advertisement -
- Advertisement -

A HISTÓRIA

- Advertisement -

Natalino conta em entrevista que tudo começou em uma confraternização, onde ele se vestiu como o personagem de Natal. À época, entregas de agasalhos e alimentos na véspera de Natal, principalmente em Vilhena, era comum através de projetos sociais, desenvolvidos em bairros carentes do munícipio recém-formado.

O bombeiro conta que, embora afastado da prestação de serviço público, ele ainda se mantém na ativa participando de eventos sociais, programas e confraternizações de cunho filantrópico ou voltado a ações sociais.

“Em Cuiabá o projeto existente é um a nível nacional chamado Banho Solidário. Nele nós pegamos uns banheiros químicos, ganhamos umas carretinhas e adaptamos banheiros com chuveiros químicos. Depois disso, paramos com os banheiros em praças da cidade onde mais há dependentes químicos (de todas as idades, porque infelizmente lá isso é uma realidade), e aí nós trocamos uma marmitex por um banho e roupas limpas”, explica Natalino.

MOTIVAÇÃO E RETORNO

Questionado sobre o que o motiva e o inspira a continuar nesse trabalho, o Papai Noel não hesita em responder: “Realização e história. Criar uma história, porque todos queremos, para deixar como exemplo para nossas futuras gerações. Eu escolhi porque gosto dessa profissão e do que ela representa”.

Natalino também relembra algumas das entregas mais emocionantes em sua jornada como o personagem que alegra a criançada da cidade e dos municípios em torno, como Chupinguaia, Rolim de Moura, etc. Como é o caso de uma entrega realizada em um presídio, onde ele atendeu ao pedido de uma mãe e levou roupas e uma carta dela para o jovem que cumpria pena à época.

“Depois que saiu, o jovem fez questão de vir aqui, me procurou e agradeceu. Fez até uma doação para o Natal daquele ano”, comenta o bombeiro, que mencionou também um caso recente de outro jovem detento que, após sair da pena, veio até ele agradecer por ter realizado a entrega de outro presente.

“Ele também procurou por nós, trouxe o filho pequeno que tem o sonho de ser bombeiro. Acabei extrapolando o calendário e me vestindo de Papai Noel para atender as crianças; um bombeiro fez questão de entregar o presente para a criança em questão, foi um momento emocionante”, comenta ele.

AGRADECIMENTOS

O Papai Noel agradeceu a participação da voluntária Marcia Deiro e os colegas que ajudaram na separação das cartinhas, assim como aqueles que apadrinharam já vários pedidos das crianças, deixando ainda um recado:

“Espero que o pessoal passe até o dia 20 de dezembro venha até o Corpo de Bombeiros e adote uma cartinha, se estiver no alcance da pessoa. Embora não estamos mais recebendo as cartinhas, ainda estamos com o processo aberto para o apadrinhamento dos pedidos”.

 

Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Fotos: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas