Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 23 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Aprovado projeto que inclui Libras nas escolas públicas de Rondônia

- anúncio-

Com intuito de promover a interação e inclusão social entre as pessoas com deficiência sensorial auditiva e as demais, o deputado Léo Moraes (Podemos) apresentou e teve aprovado o projeto de Lei 884/18 que dispõe sobre o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais- Libras, no ensino médio da rede pública do Estado como disciplina optativa, a todos os alunos regularmente matriculados.

No país, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida oficialmente, pela Lei nº 10.436 de abril de 2002. De acordo com o texto do projeto, antigamente os surdos tinham pouca ou nenhuma oportunidade de ensino, muitas vezes eram obrigados a utilizar os métodos oralista como meio de comunicação e aprendizado, sendo que este prevê o uso exclusivo da língua oral.

- Advertisement -
- Advertisement -

Léo Moraes explica que incluir as pessoas com deficiência dentro da escolar regular será um grande desafio, pois a Libra não são apenas mímicas. “A Libra é um conjunto de gestos, uma língua natural, com gramática própria. Essa lei permitirá que à criança surda, além do desenvolvimento linguístico, tenha a oportunidade de desenvolver aspectos cognitivos, afetivos e emocionais”, finaliza.

- Advertisement -

Fonte: Decom/ALE

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas