Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 23 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Sinalização inovadora surte efeito e reduz acidentes em ponto crítico na cidade

- anúncio-

 

LRVs são utilizadas em grandes centros e têm custo baixo

- Advertisement -
- Advertisement -

No mês passado foram implantadas pela Secretaria de Trânsito (Semtram) um conjunto de Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade (LRVs) pela primeira vez no município no cruzamento da avenida 30 de novembro com a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. No local eram registrados até 8 graves acidentes por mês, mas desde que a sinalização foi feita, não houve mais nenhum.

- Advertisement -

Por meio de pesquisas realizadas pelos técnicos da Semtran, a solução de implantar as LRVs surgiu pois seu sucesso em grandes cidades pelo Brasil passou a chamar a atenção. Surtindo mais efeito que as lombadas e com um custo bem menor, as Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade são previstas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O órgão explica em seus manuais que o efeito visual que a sinalização gera, alertam o motorista de que é necessário reduzir a velocidade e ficar atento. As linhas vão se aproximando umas das outras conforme a proximidade com o cruzamento.

Em fase de teste, a sinalização inovadora no município vem mostrando bons resultados e será implantada em outros pontos da cidade. “Eu recebo pessoas que estão pedindo para pintar essas linhas nas ruas em que elas moram. Isso já mostra o bom efeito que está trazendo para a população. Nesse cruzamento aconteciam de um a dois acidentes graves por semana, mas desde que pintamos as LRVs, não aconteceu mais nenhum”, conta o secretário-adjunto da Semtran, Roccio Candido.

A intenção das faixas é conscientizar os motoristas a respeitar a sinalização e encarar as linhas como alerta, já que em Vilhena 92% dos acidentes acontecem em vias sinalizadas. Com um grande índice de acidentes por imprudência, principalmente por desrespeito à preferência, o trânsito local também se torna perigoso pelo excesso de velocidade de alguns. Estas infrações podem gerar multas graves, responsáveis por tirar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação mais multa.

 

Fonte: Semcom

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas