Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Escolas municipais passam a receber filé de peixe e fígado bovino

- anúncio-

 

merenda escolar

Melhora nutricional

- Advertisement -
- Advertisement -

A semana começou com novidades na cozinha das escolas. A unidades de ensino passam a receber fígado bovino e filé de peixe para incluir em suas merendas. A iniciativa tem objetivo de melhorar o valor nutritivo das refeições. A Secretaria de Educação fará entrega de mil quilos de fígado bovino ao longo dessa semana nas escolas da rede. No início de dezembro começará a entrega do filé de peixe.

- Advertisement -

É uma experiência para alunos e profissionais na cozinha, visto que o fígado bovino, por exemplo, não é habitual no consumo de muitos alunos e nem no preparo diário da cozinha escolar. Mas, com técnica e capricho, as merendeiras têm possibilitado diferentes formas de preparo nas escolas, a fim de agradar o paladar das crianças. “Fiz picadinho de fígado, cheiro verde, tomate, abóbora cabotiá, no arroz. As crianças comeram tudo!”, contou a merendeira Rosane de Almeida, da escola Vilma Vieira.

De acordo com nutricionistas da Prefeitura, para aceitação de um novo alimento, é preciso oferecer este, no mínimo, quatro vezes em diferentes preparos. “Temos uma equipe de merendeiras competentes que irão diversificar o cardápio utilizando os novos alimentos. Somos formadores de opinião e precisamos ensinar às crianças bons hábitos, a começar por uma refeição saudável”, afirmou o secretário de Educação, professor Clésio Costa.

 

Leia tambémSemed quer descentralizar recursos nas escolas vilhenenses

 

Para a Secretaria o teste é necessário para avançar na qualidade nutricional do alimento servido nas escolas. “A inserção do fígado bovino e filé de peixe no cardápio das nossas escolas, por enquanto, é só um teste, mas os nutrientes desses alimentos são inúmeros. O fígado é rico em ferro e auxilia o sistema nervoso central. Em apenas 100 gramas de fígado conseguimos obter 50% da nossa necessidade diária de proteínas”, afirmou a nutricionista Luciane Dalazem.

O prefeito Eduardo Japonês garante que a iniciativa é uma forma de investir na qualidade da merenda e pensar no desenvolvimento psicológico e físico dos estudantes. “Temos hoje quase 12 mil alunos na rede municipal distribuídos em 29 escolas. A atenção com cada um deles é importante para que o futuro de nossa cidade esteja em boas mãos. A consciência por hábitos saudáveis de alimentação tem muitas consequências positivas no município”, revela.

 

Semcom

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas