Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Criança é atropelada em Vilhena: os cuidados para que tragédias não aconteçam

- anúncio-

(Foto: Ilustrativa)

Uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil, com uma taxa de incidência que pode chegar a quase 40% na motivação das mortes infanto-juvenis em todo o país segundo o Datasus, os acidentes de trânsito precisam de atenção especial de todos para evitar que tragédias venham a acontecer.

Crianças são alvos vulneráveis no trânsito, por apresentarem estatura pequena e serem mais instáveis em relação às suas decisões de ir e vir. Um garoto de apenas seis anos, por exemplo, tem uma tendência maior de voltar bruscamente para trás ao atravessar uma rua do que um jovem de 15 anos.

Isso, associado ao fato da falta de visibilidade devido a carros estacionados nas vias, esquinas muito fechadas ou motoristas apressados, contribui em grande número para a causa dos acidentes envolvendo crianças e veículos nas ruas das cidades. Em 2017, pelo menos 9.581 vítimas internadas nos hospitais por causa de acidentes no trânsito faziam parte do público infantil, segundo o Ministério da Saúde.

- Advertisement -
- Advertisement -

Esse foi o caso de uma criança atropelada em uma via do Bairro Bodanese em Vilhena, durante a noite de terça-feira (20), por uma motocicleta enquanto transitava de bicicleta. Segundo o depoimento prestado, o motociclista seguia sentido Avenida Presidente Nasser quando a criança atravessou abruptamente a rua, momento em que o condutor não conseguiu desviar e atropelou a criança de apenas 8 anos.

- Advertisement -

Felizmente uma tragédia não aconteceu, e o motociclista acionou rapidamente o socorro. A criança foi levada para o hospital com uma escoriação na testa acima do olho e dores no corpo, mas passa bem.

OS CUIDADOS

Alguns cuidados importantes podem ser tomados a fim de evitar acidentes envolvendo crianças, entre eles a conscientização. É importante desde cedo ensinar às crianças o uso de faixas de pedestre, atenção aos sinais de trânsito e cuidados tomados ao se atravessar a rua.

Além disso, durante a noite é importante que pedestres e, principalmente, ciclistas usem roupas ou adereços claros e refletores de luz. Isso evita que eles não sejam vistos e acabem sofrendo com atropelamentos, em qualquer idade.

Para os motoristas, usar cinto de segurança nas crianças maiores e cadeirinhas para os menores é sempre a melhor prevenção. Velocidades baixas, celulares guardados e atenção redobrada também são importantes, principalmente em zonas escolares, residenciais e/ou qualquer outro ponto que apresente a presença de crianças ou fluxo de pedestres constante.

 

Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Foto: Ilustrativa

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas