Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


CER comemora hoje Dia Nacional de Prevenção à Surdez após semana de atendimentos especiais

- anúncio-

O dia 10 de novembro foi instituído pelo Ministério da Saúde como o dia Nacional de Prevenção da Surdez. Em Vilhena, no CER (Centro Especializado de Referência) o dia é comemorado após a equipe ter feito atendimentos especiais durante toda a semana na unidade.

No local profissionais capacitados prestam atendimento e acompanhamento quando necessário e ajudam a prevenir suspeitas de perda de audição.

No Brasil ainda existem muitos mitos a respeito da surdez. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2015, apontam que no Brasil existe um total de 28 milhões de pessoas com surdez, ou seja, 14% da população. Boa parte dessas pessoas teve a audição danificada por exposição excessiva a sons.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em Vilhena, o CER realiza cerca de 50 atendimentos por mês. Os profissionais alertam que muitos casos poderiam ser evitados caso as pessoas procurassem mais o CER para consultar com os especialistas do local.

- Advertisement -

Além dos adultos, bebês também precisam ser examinados. Aqueles com até 3 meses de vida, devem passar por teste específico para detectar se há algum problema relacionado à surdez. Quando o problema é encontrado ainda nesse período, a criança recebe acompanhamento para que sua capacidade de falar também não se comprometa, dando a ela assim.

CUIDADOS – Entre os cuidados que devem ser tomados para não comprometer a audição está regulagem dos sons de fones de ouvido e caixas de som a volumes moderados. Além do som alto, o uso de cotonete dentro do ouvido é outro hábito que pode danificar a capacidade de ouvir.

Segundo o fonoaudiólogo Marcos de Moraes Rosa, o cotonete foi desenvolvido para limpar apenas as partes externas do ouvido e orelha. “Quando colocamos qualquer objeto dentro do ouvido empurramos a cera para dentro, causando danos na audição,  dores, infecções e mal-estar. A limpeza interna deve ser feita por um profissional”, revela.

O CER fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para passar pela triagem ou agendar consulta é necessário o Cartão do SUS ou documento com foto.

 

 

Fonte: Semcom

 

 

 

 

 

 

 

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas