Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Após roubo de armas e coletes no Fórum de Ariquemes, presidente do TJ anuncia mudanças no procedimento de segurança

- anúncio-

Foto: Diêgo Holanda/G1

Na madrugada de domingo, 04, bandidos invadiram o prédio do Fórum Criminal no município de Ariquemes, renderam os vigilantes de plantão e roubaram o armamento que estava armazenado em uma edificação nos fundos do Fórum.

Conforme informações, dentre os objetos levados pelos bandidos estão, dois revólveres calibre 38 de números AP39427 e  XK45255, com cinco munições intactas em cada arma;  dois coletes balísticos das vigilantes, (01) um revólver calibre 38 de marca Taurus,  cromado, com numeração suprimida e capacidade para seis munições;  uma espingarda calibre  28,  de numeração 4214 , sem marca aparente,  uma espingarda calibre  20,  de marca Rossi,  e número de série 22084;  uma espingarda calibre  28, uma garrucha calibre  22 e aparelhos celulares.

A Polícia Militar somente foi acionada após os guardas, que ficaram amarrados durante a ação criminosa, se soltarem para irem até a Unisp.

- Advertisement -
- Advertisement -

Após o roubo que ocorreu por volta das 04h da madrugada, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior, anunciou, em nota, mudanças nos procedimentos de segurança do poder.

- Advertisement -

Segundo o magistrado, o setor de inteligência do Tribunal já sabia da possibilidade do ataque, mas não houve cooperação perfeita entre Inteligência e Segurança. Assim, uma reunião de emergência foi marcada para hoje (05), com o comandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, os fóruns não têm segurança adequada para a guarda de armas, razão pela qual desde o início do ano centenas de armas vem sendo deslocadas para os quartéis da Polícia Militar e para o Exército, visando a sua destruição.

Segundo o presidente Waltenberg, “durante o ano de 2018 destruímos centenas de armas, com ajuda do General Leal, da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. A partir de segunda-feira, vamos proibir a permanência de armas apreendidas nos fóruns do Estado, à exceção daquelas apresentadas em dias de Tribunal do Júri”.

A empresa de segurança também será notificada a prestar informações, uma vez que nos poucos episódios em que ocorreram furtos, roubo e destruição do patrimônio, ela não foi capaz de evitar que os eventos se realizassem.

Desde o final do ano passado o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia vem trabalhando na contratação de um sistema de segurança eletrônica que proporcionará total controle das atividades de interesse da segurança institucional em todo o Estado, em todos os prédios mantidos pelo Poder Judiciário.

Para Waltenberg, “nosso foco tem sido a preservação da segurança de nossos servidores e jurisdicionados, uma vez que os processos não podem mais ser furtados, pois estão quase todos virtualizados. Vamos apressar a contratação do sistema de segurança eletrônica, e estreitar ainda mais nossas relações com a área de inteligência da Polícia Militar, para evitar que novos problemas ocorram”, finalizou o presidente.

 

 

 

Fonte: Redação FV/Assessoria

Foto:

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas