Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Profissionais da educação participarão de Curso de formação em primeiros socorros

- anúncio-

Foto: Agência Brasil

A Secretaria municipal de Educação (SEMED) realizará três dias de formação de primeiros socorros para professores da rede municipal. Com abertura oficial na segunda-feira, 8 de outubro, às 7h00, no salão da AVTI, Associação Vilhenense da Terceira Idade.

A fim de preparar os profissionais da educação como socorristas emergenciais em eventuais acidentes nas dependências das escolas, até chegada de suporte especializado. O departamento de Educação Infantil propôs a execução do Projeto Piloto “Formação que Salva” com carga horária de 4 horas. Já conta com 300 inscritos, e irá acontecer entre os dias 8, 9 e 10, em diferentes turnos.

A iniciativa é fruto de experiências e revela o caráter necessário dessa formação, essencial à segurança dos alunos. “Em sala propus uma sessão de cinema, as luzes estavam apagadas, quando percebi uma movimentação no fundo da sala. Acendi a luz, e fui ver o que acontecia. O susto foi grande, ao ver um dos meus alunos de 6 anos, roxo, sem conseguir respirar. No ímpeto, recordei e executei a manobra de heimlich, que havia aprendido em uma formação que tive no Estado de Mato Grosso. Nesta ocasião consegui ajudar meu aluno que havia engasgado com pipoca, mas penso, o que faria se eu não tivesse esse conhecimento?”, relatou a coordenadora do departamento infantil Márcia Sechenel.

- Advertisement -
- Advertisement -

Sobre o projeto:

- Advertisement -

O Projeto Formação que Salva tem caráter preventivo e visa mobilizar profissionais da educação: professores, cuidadores e inspetores de pátio nas escolas do município. Aos participantes serão entregues certificação de 4 horas de formação e Kit de primeiros socorros às escolas. Será ministrado pela enfermeira Franciele Cristina Silva, uma parceria com o Sesi.

Temas a serem trabalhados:

Primeiros Socorros no ambiente escolar;

Apresentação dos conceitos básicos de socorrista;

Cuidados de biossegurança ao socorrista;

A legislação e os acidentes na escola: direitos e deveres;

Caixa de Primeiros Socorros;

Avaliação da vítima e sinais e sintomas de maiores complicações.

Corpo Estranho.

Hemorragias e Sangramento nasal.

Queda.

Desmaio e Convulsão.

Febre.

Intoxicação Alimentar.

Queimaduras.

Choque elétrico.

Cortes, contusões e curativos para cada caso.

Parada Cardiorrespiratória e Reanimação Cardiopulmonar.

A formação contribui para que esses profissionais estejam preparados para lidar com situações emergenciais onde faz-se necessário atendimento imediato com procedimentos iniciais de primeiros socorros, nas escolas. Assim, reduz possíveis complicações de lesões traumáticas decorrentes de procedimentos inadequados, ou até mesmo a falta de ação no momento da ocorrência.

A execução do projeto conta com a colaboração do Sesi, Secretaria Municipal de Saúde e do vereador Wilsom Tabalipa.

 

 

Fonte: Assessoria SEMED

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas