Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Mais de 97 mil doses de vacina contra sarampo são aplicadas durante campanha em Rondônia

- anúncio-

A Campanha de Vacinação Contra o Sarampo e a Pólio encerra nesta sexta-feira (31) em todo o país. Em Rondônia, das quase 105 mil pessoas que fazem parte do público alvo da campanha, mais de 98 mil foram imunizadas contra poliomielite e mais de 97 mil contra sarampo, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).

Apesar de estar perto da meta de 95% do público-alvo, o estado ainda não atingiu o esperado, tendo vacinado 94% e 93% contra pólio e sarampo, respectivamente. Já em Porto Velho, a meta para as imunizações foram atingidas, chegando a 98% nos dois casos.

Para os municípios que ainda não atingiram a meta, o Ministério da Saúde orienta que os postos de saúde sejam abertos no sábado (1º).

- Advertisement -
- Advertisement -

25 estados e o DF não atingiram a meta de vacinação contra a pólio e o sarampo

- Advertisement -

Casos registrados

O Brasil tem 1.553 casos confirmados de sarampo em 2018, sendo dois em Rondônia, segundo o MS. Quanto a pólio, mesmo o país não apresentando casos da doença, a campanha de vacinação tem como objetivo a prevenção, já que diversas cidades em todo o país estão abaixo da meta e um caso foi registrado na Venezuela recentemente.

A campanha tem como objetivos:

Vacinar quem nunca tomou a vacina;

Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;

Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Quem deve ser vacinado?

Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Autor / Fonte: G1 RO

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas