Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Semana do MEI em Vilhena  começa com dicas do chef de cozinha do estado do Pará

- anúncio-

Oficinas e palestras foram voltadas para proprietários de bares, restaurantes e similares

Bares e restaurantes compõem um setor em expansão no país. E, pensando nesse ramo que cresce a cada ano, o Sebrae em Rondônia trouxe para a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que acontece de 14 a 18 de maio, oficinas e palestras voltadas para proprietários de bares, restaurantes e similares. Na última terça-feira, 15, os vilhenenses puderam aprender com o chef de cozinha, Fabio Sicilia, do estado do Pará, sobre como controlar os custos da cozinha e formar preço, além da qualidade dos produtos e higienização. O encontro aconteceu no auditório do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), no centro da cidade.

- Advertisement -
- Advertisement -

Segundo o chef de cozinha, o grande erro de empreendedores é a inaptidão matemática. É preciso ter controle dos custos e respeitar o triângulo: qualidade, tempo e preço. “O máximo de qualidade no menor tempo possível com o menor preço. Por falta de um controle mais eficaz, ao invés de começar a ganhar, começa a perder, e aí nos deparamos com esse problema gravíssimo que o Brasil tem: empresas pequenas que, com dois anos, estão fechando as portas por falta de aptidão de controle”, enfatiza.

- Advertisement -

O MEI é a pessoa que, além de trabalhar por conta própria e de forma legalizada, tem direito a benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros. Vale ressaltar que passará a ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que lhe facilitará a abertura de conta bancária, contratos com órgãos públicos, financiamentos e emissão de notas fiscais. Pensando nesses benefícios, Márcia Hoffmann, proprietária de uma marmitaria fitness, que funciona em casa e com a ajuda da família, está participando das oficinas do Sebrae e quer se tornar um MEI: “Quero sair da ilegalidade, ter esses benefícios e expandir meu negócio”, garante. Quem também participou da oficina com o chef de cozinha foi Eliton Costa, proprietário de um bar, em Vilhena: “Fiz questão de participar, porque hoje já ofereço bebidas e pequenas porções, mas quero expandir a cozinha e agregar novas opções ao meu negócio”, disse. Outro que também gostou da capacitação e diz ter aprendido bastante é Délmisson Andrade, proprietário de um restaurante de comida oriental na cidade. Para ele, conhecer os custos de cada produto e formar preço é fundamental para saber qual é o lucro real: “É importante saber para entender se estamos tendo lucro ou prejuízo”, afirma.

De acordo com o analista do Sebrae em Vilhena, Charif Mohamed, o objetivo da Semana do MEI é oferecer assessorias e orientações por meio de cursos e planejamentos de negócios, com vistas a capacitar os empreendedores, além de tirar as dúvidas do cidadão sobre os benefícios e vantagens de ser um MEI: “Estamos à disposição dos vilhenenses para sanar todas as dúvidas e ajudá-lo a sair da informalidade. Temos várias opções para ele melhorar seu negócio”, explica.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro, ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656, ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube no perfil Sebrae RO.

 

 

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas