Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Alerta: aparelho que bloqueia travamento de carros é nova arma de criminosos em Vilhena

- anúncio-

Informações obtidas por Policiais Militares do 3º BPM alertam para uma nova prática criminosa, em Vilhena. Trata-se de um tipo de controle remoto, conhecido como “Chapolin” e que interfere na comunicação de sinais entre o controle de travamento e o veículo.

Como funciona?

Quando acionado próximo a um veículo, permite aos bandidos bloquear o sinal de travamento do veículo, impedindo que as portas sejam trancadas. Em alguns casos, o aparelho consegue até mesmo copiar o código de segurança dos controles que estiverem por perto.

- Advertisement -
- Advertisement -

Isso acontece porque o equipamento, feito para controlar aparelhos de áudio e vídeo, opera na mesma frequência que alguns controles de alarme. Dessa forma, embaralha os sinais eletromagnéticos enviados quando a vítima tenta trancar o carro. Em poucos minutos os bandidos conseguem entrar, furtar o que estiver dentro do veículo e sair sem deixar sinais de arrombamento, ou até mesmo praticar o furto do próprio automóvel.

- Advertisement -

Como evitar problemas?

Ao estacionar seu veículo acione o travamento bem próximo do carro, e sempre verifique se os avisos sonoros (bip) ou visuais (luzes de direção piscando) funcionaram, ainda assim confira manualmente se, de fato, as portas foram travadas.

Caso observe algum indivíduo com atitudes suspeitas próximas ao seu veículo acione a Polícia Militar discando 190.

Assessoria do 3º BPM

Colaboradora: Maria Victória, acadêmica de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas