Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 23 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Em Vilhena: encontro movimenta setor de reparação veicular

- anúncio-

encontro-reparacao-veicular-128-800x533

Empresários, profissionais e estudantes universitários do Cone Sul rondoniense participaram do encontro de discussão do segmento, organizado pelo Sebrae

O Sebrae Rondônia realizou nos dias 11 e 12 de novembro o primeiro Encontro de Reparação Veicular do estado. O evento, aconteceu na sede do IFRO de Vilhena. Durante dois dias os participantes contaram com palestras e oficinas sobre a evolução e identificação de “rede CAM” – sistema eletrônico – nos veículos, como realizar retifica de motores, conhecimento sobre a manutenção e funcionamento de câmbios automáticos/automatizados, sobre sustentabilidade e o descarte correto dos produtos no meio ambiente.

- Advertisement -
- Advertisement -

“O setor veicular, seja ele da linha leve ou pesada, é o que movimenta o país. Sem este setor o país para, já que a grande maioria das necessidades da economia brasileira são transportadas por veículos”, afirmou o empresário e palestrante, Pedro Scopino. O palestrante aproveitou para destacar a evolução dos veículos, principalmente na tecnologia com a implantação da “rede CAM”.

- Advertisement -

encontro-reparacao-veicular-148-800x533

“Antigamente um carro tinha somente poucos fios e cabos. Hoje, com a rede CAM, os carros não têm mais painéis e sim computadores. Temos carro hoje que o painel é monitor de LED. Por isso, que em minha palestra apresentei as inovações do mercado e como identificar em algumas marcas essa tecnologia dos veículos e facilitar assim a manutenção”, finaliza.

Mesmo com um público pequeno, o analista técnico do Sebrae Emerson da Silva destaca que o primeiro passo foi dado. “Em Vilhena já temos um bem estruturado setor de reparação veicular e agora começamos a caminhar para tornar a cidade um polo no Estado quando se trata de reparação veicular”, afirmou. Silva espera que nos próximos encontros as pessoas entendam que estas oportunidades servem para melhorar ainda mais a prestação de serviço no setor.

“Fico feliz em saber que tivemos empresários de Colorado do Oeste vindo participar do encontro. Isto demonstra que as os empresários estão sempre buscando informações e que, principalmente o Sebrae, é um aliado deles neste processo”, finalizou.

Durante o encontro foram realizadas duas oficinas, sendo uma sobre câmbio automático e automatizado, realizada no Senai de Vilhena e outra sobre retifica de motores, realizada no IFRO. “Eu não sabia nem que existia diferença entre câmbio automático e automatizado e hoje apreendi sobre os dois. Bem como conheci pela primeira vez o trabalho do Sebrae. Eu não conhecia o que o Sebrae fazia e agora sei. Acho de extrema importância para o empresário”, afirmou a estudante Alessandra Francisca de Souza.

encontro-reparacao-veicular-133-800x533

Para finalizar o encontro as discussões giraram em torno do tema sustentabilidade, através de um painel, que contou com a presença da empresária Patrícia Paz (destinação de lixo hospitalar), do analista técnico do Sebrae, Rangel Miranda, do empresário Pedro Scopino e do gerente de serviços do Instituto de Qualidade Automotiva Brasil, Sérgio Fabiano. Cada um apresentou a importância do descarte correto dos materiais perigosos produzidos nas oficinas. “Hoje eles precisam cada vez mais buscar a devolução correta desse material, tanto para preservar o meio ambiente, bem como para atender a legislação vigente. Mas o que é importante é sempre se preocupar em preservar mais pela consciência ambiental, não somente por obrigações legais”, destacou Miranda.

encontro-reparacao-veicular-139-800x533

Ao finalizar sua participação no encontro, Fabiano destacou o pioneirismo do Sebrae em apoiar o segmento e, principalmente, de fomentar o setor automotivo na região. “Fiquei feliz em ver o interesse dos empresários em buscar conhecimento para seu setor. Acredito que o encontro pensou em vários setores da reparação veicular, bem como das linhas pesada, leve ou agrícola. O Sebrae está de parabéns”, finalizou.

Para saber mais sobre as soluções do Sebrae para o seu negócio, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 08000 570 0800.

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas