Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Agricultores aprovam seminário rural em Vilhena

- anúncio-

seminario-1

Depois de três dias, 23 a 25 de novembro, com agenda extensa e positiva com palestras e oficinas, aconteceu o encerramento na sexta-feira (25/11) do Seminário Rural de Vilhena. Uma realização do Sebrae e governo do Estado por intermédio da Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (SUDER) que abordou o tema “Informações hoje, grandes resultados amanhã”, o encontro contou com a participação de 150 participantes entre pequenos produtores e acadêmicos. Com atividades que começaram às 8h e encerraram às 18h, o evento contou ao todo com 12 palestras e seis oficinas que trataram sobre o melhoramento através da informação em áreas como: piscicultura, bovinocultura, olericultura e agricultura.

“Eu sempre participo das atividades promovidas para o homem do campo. Porque através delas apreendi e muito sobre a gestão do meu negócio. E hoje estou aqui no seminário buscando novas informações. Aproveito para dar os parabéns, porque as palestras foram excelentes para meu conhecimento”, finalizou o pequeno produtor Vanderlei Sper.

- Advertisement -
- Advertisement -

O seminário começou no feriado do dia 23/11 e contou em seu primeiro dia com palestras importantes como o manejo e recuperação do pasto, sistemas de irrigação e oficinas sobre o cultivo do café. “Acredito que apresentei de forma teórica e prática informações importantes sobre o plantio de café em nossa região. Demonstrando principalmente como a tecnologia é uma aliada no melhoramento da produção”, finalizou Jairo Dias.

- Advertisement -

Já a acadêmica Letícia Ferreira, destaca a palestra do manejo do pasto. “Assisti todas as palestras, mas do manejo foi interessante porque vi de forma prática que quando se tem informação correta é possível manter e recuperar o pasto”. Finalizou.

Segundo o analista técnico do Sebrae, Ronaldo Halfeld, um dos pontos fortes do segundo dia do seminário foi a olericultura. “Conseguimos trazer o Jose Mendonça da Embrapa de Brasília, para palestrar e também para uma oficina prática sobre o plantio do tomate. Todos os participantes aprovaram a iniciativa”, disse.

Para Jose Mendonça foi uma surpresa o interesse dos participantes. “Fiquei surpreso com o interesse de todos pela enxertia. Já que no solo do estado existe uma bactéria que impede o crescimento da planta e hoje pude explicar de forma prática como vencer este problema”, disse o pesquisador da Embrapa.

Outro diferencial no segundo dia foi a realização de uma palestra para os acadêmicos da Faculdade da Amazônia. “Além da agenda normal de atividades durante o dia, disponibilizamos uma palestra a noite sobre gestão na piscicultura para os acadêmicos. Fiquei feliz com a adesão dos estudantes”, finalizou Halfeld.

Já no terceiro dia de atividades uma das palestras que se destacou, assim como no seminário realizado em Colorado do Oeste, foi sobre o balde cheio. “Apresentei de forma prática como aplicar as técnicas do balde cheio, que consiste no investimento de tecnologia e informação para que o gado de leite possa produzir cada vez mais, sem que haja a necessidade de aumentar à área ou quantidade de animais”, explicou o especialista Marcelo Castro.

Para o participante Rafael Lopes da Silva Chaves o evento foi importante. “Sou formado na área ambiental e não atuo diretamente na produção, mas acho importante buscarmos conhecimento para o melhoramento da nossa produção. Já foi a época que a regra era desmatar para se produzir mais, estamos no momento de produzirmos mais com informação e tecnologia. Por isso este tipo de ação do Sebrae está de parabéns”.

Para o analista técnico do Sebrae Charif Mohamed foi mais um seminário de sucesso. “Tivemos o primeiro em Colorado do Oeste que foi extremamente positivo para a região e agora o de Vilhena. Tivemos um bom público presente em uma agenda muito extensa de atividades com informações em vários setores. Enfim este é o papel do Sebrae no país e em Rondônia que é auxiliar através de ferramentas práticas e teóricas a produção”, afirmou.

Mohamed aproveita também para agradecer a adesão de todos os parceiros na realização do seminário. “Tenho que agradecer a todos participantes principalmente o governo do Estado que foi realizador junto ao Sebrae, Prefeitura Municipal, Emater, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Associação de Produtores Rurais, Sindicato Rural, Embrapa, Idaron, Sedam, IFRO, Unir, Sicoob e Faculdade da Amazônia”.

Para saber mais sobre as soluções do Sebrae para o seu negócio, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 08000 570 0800.

 

 

 

Fonte: Assessoria SEBRAE

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas