Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Mais de 850 registros de irregularidades em Rondônia

- anúncio-

a4-abre-copy-16-300x225
Aplicativo lançado em 18 de agosto recebeu 419 denúncias, segundo o TRE-RO

A cinco dias das eleições do próximo domingo, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) contabilizava até ontem 851 denúncias, 435 delas feitas pelo telefone 0800 148 0148 e 419 pelo aplicativo Pardal. A maior parte das denúncias diz respeito a propaganda irregular, uso da máquina pública e compra de votos.

Em todo o País, a Justiça Eleitoral havia registrado até domingo 32.070 denúncias de irregularidades durante a campanha eleitoral deste ano pelo Pardal, ferramenta lançada no dia 18 de agosto. O aplicativo pode ser baixado nas lojas online para dispositivos móveis (celulares e tablets) e sistemas IOS e Android. Dessa forma, qualquer cidadão pode fazer denúncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos enviando fotos ou vídeos que comprovem indícios de crime que serão encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Cabe ao MPE avaliar a consistência das informações recebidas e formalizar eventuais denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

Durante o lançamento do aplicativo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, destacou a função da tecnologia no combate à corrupção.

- Advertisement -
- Advertisement -

Por ser o Estado mais populoso e com o maior número de eleitorado e, também, de candidatos, São Paulo é recordista de denúncias pelo aplicativo Pardal com um total de 6.444 registros.

- Advertisement -

Em seguida aparece o Espírito Santo, cujo Tribunal Regional Eleitoral foi responsável pela criação do aplicativo e que já adota esse tipo de recebimento de denúncias desde 2012. Naquela Unidade da Federação, foram recebidas 3.160 denúncias referentes às eleições deste ano. O Estado de Pernambuco surge em terceiro lugar com 2.841 registros.

Esses números consideram os seguintes tipos de irregularidades: compra de votos, irregularidades em doações, crimes eleitorais diversos, gastos irregulares, propaganda eleitoral, uso da máquina pública, entre outros. As denúncias que envolvem a propaganda eleitoral somam 51,93% dos registros.

 

Fonte: Diario da Amazônia

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas