Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


ELEIÇÕES LIMPAS – Juiz Eleitoral orienta candidatos: derrame de santinhos, transporte de eleitores e aglomeração de pessoas estão proibidos

- anúncio-

 

dscf2298

O Juiz Andresson Cavalcante Fecury da 4ª zona Eleitoral que abrange os municípios de Vilhena e Chupinguaia reuniu na manhã desta quinta-feira, 29 de setembro, representantes das coligações de ambos os municípios e a imprensa local para passar algumas recomendações sobre o atuar da justiça eleitoral à véspera e no dia das eleições municipais a realizar-se-ão neste domingo, 02 de outubro, oportunidade em que a população decidirá o prefeito e vereadores para os próximos quatro anos.

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com o Juiz Andresson que há 09 anos está à frente dos trabalhos eleitorais nos municípios de Vilhena e Chupinguaia, o Poder Judiciário sempre busca uma “eleição limpa” sem interferência no voto do eleitoral e sobretudo sem abusos, já sejam eles de ordem política ou simplesmente econômica, para que assim todos os candidatos concorreram em igualdade, refletindo seu trabalho limpo nas urnas.

- Advertisement -

Após uma breve introdução, Fecury passou a enumerar as orientações do Tribunal Superior Eleitoral – TSE para as eleições municipais deste domingo.

dscf2297

…DERRAME DE MATERIAL DE CAMPANHA (Santinhos, mosquitinhos, entre outros)

Infelizmente sempre foi corriqueiro o uso da prática do derrame de material de campanha em frente ao local de votação ou nas vias públicas, na madrugada do dia de votação com o intuito de captar eleitores ainda indecisos. Assim, para coibir essa prática, considerada pela legislação como propaganda irregular, o Juiz Fecury informou que a justiça eleitoral fará um trabalho preventivo e que caso seja detectado derrame de material de campanha os responsáveis serão atuados e responderão judicialmente.

Haverá uma força-tarefa na cidade de Vilhena, onde equipes de trabalho farão a limpeza durante a madrugada, na ocasião essas equipes recolherão todo a material de campanha (santinhos e mosquitinhos) que foram jogados nos locais de votação, após isso, a Polícia Militar que trabalhará em conjunto com a Justiça eleitoral, será informada sobre a limpeza dos locais, os quais ficarão monitorando que nenhum material volte a ser jogado nos locais ou nas proximidades. Em Chupinguaia será realizado o mesmo trabalho preventivo e ostensivo”, frisou.

… CONCENTRAÇÃO DE ELEITORES

No dia 02 de outubro está estritamente proibida a aglomeração de pessoas próximos aos locais de votações, neste sentido o Juiz Eleitoral ressaltou durante a reunião que as pessoas que vão votar o façam de forma individual e silenciosa e, que depois de praticar a ato de cidadania voltem para casa da mesma forma que chegaram, sem fazer qualquer tipo de manifestação ou simplesmente aglomeração, já que se percebido esse ato, os monitores das zonas eleitorais acionaram a polícia militar para desfazer os grupos. Com relação aos candidatos que sempre chegam acompanhados, Fecury salientou que os mesmos poderão chegar com seus simpatizantes ou cabos eleitorais, claro sem abusar da quantidade, ressaltando que os mesmos devem se dirigir diretamente a sua zona eleitoral, sem passear pelas outras zonas ou cumprimentar eleitores, sob pena de ser “convidado” pela Polícia Militar a se retirar do local.

… CARRETAS EM VILHENA

No sábado, 01 de outubro, está marcado para acontecer duas carreatas na cidade de Vilhena das coligações “A VONTADE DO POVO” e “PRA FAZER DIFERENTE” com itinerários e horários parecidos. Para este impasse e, para evitar possíveis confrontos entre as coligações a justiça eleitoral solicitou que as coligações mudassem o itinerário, ficando assim combinado entre os advogados das coligações uma reunião para debater esse ponto.

… TRANSPORTE

Ao falar sobre esse ponto, o juiz eleitoral afirmou que está proibido o transporte de eleitores no dia domingo, 02 de outubro por candidatos e/ou cabos eleitorais que não sejam seus próprios familiares e, que caso haja flagrante o responsável responderá pelo ato.

Quanto aos portadores de necessidades especiais, a justiça eleitoral contará com um veículo exclusivo para realizar o transporte dessas pessoas. Para ter acesso a este veículo é só ligar para o número de telefone 69 3322-1801.

…LOCAL PARA JUSTIFICAR VOTO

Muitos eleitores, no dia da votação encontram-se fora de sua zona eleitoral, para isso, a justiça eleitoral neste ano, disponibilizará um local exclusivo para fazer a sua justificação e qual ficará na Câmara de Vereadores de Vilhena, em Chupinguaia a mesa de justificação ficará nos locais de votação.

 

Texto e foto: Redação

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas