Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 16 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Portaria da Idaron que regulamenta produção de mudas de café em Rondônia recebe apoio de órgãos governamentais

- anúncio-

cafe

A regulamentação da produção, comércio, entrada, trânsito, armazenamento e utilização de mudas de café em Rondônia, publicada em janeiro, e que passou a vigorar no domingo (17), recebeu apoio de todos os órgãos de governo ligados ao setor agrícola do estado.

Em reunião nessa terça-feira (19), no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a Comissão Estadual de Sementes e Mudas (CESM-RO), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), emitiu moção de apoio à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) pelo cumprimento daPortaria 558-136/IDARON/2016, que regulamenta o setor cafeeiro.

- Advertisement -
- Advertisement -

João Antônio dos Santos, presidente da CESM-RO, disse que a moção de apoio vem mostrar para o setor que esta portaria emitida pela Idaron não é uma ação isolada do órgão fiscalizador, mas um ato de governo, necessário e definitivo.

- Advertisement -

A representante da Idaron na reunião, Rachel Barbosa, explicou que esta regulamentação foi publicada no Diário Oficial do Estado (Diof) em janeiro e só entrou em vigor no último domingo a pedido dos viveiristas (produtores de mudas de café), que solicitaram o prazo de seis meses para adequar seus viveiros ao novo regulamento.

“Este documento trata de todo o processo produtivo do café (produção, comércio, entrada, trânsito, armazenamento e utilização) e visa o controle da sanidade das mudas, a fim de evitar a propagação de pragas, em especial do nematóide”, define Rachel.

Os nematóides são vermes parasitas que, além de retirar substâncias nutritivas das plantas, injetam substâncias tóxicas no interior da célula vegetal. Geralmente estão presentes no solo e atuam nas raízes das plantas. Não há defensivos agrícolas para eles e sua permanência no solo pode durar anos, destruindo especialmente os pés de café.

O secretário Evandro Padovani ressaltou que com mudas de qualidade, com controle de sanidade e seleção genética (café clonal BRS Ouro Preto), poderemos ter uma produtividade de até 150 sacas por hectare. “Buscamos alcançar uma produção de quatro milhões de toneladas em 2018″, disse.

Participaram da reunião da CESM-RO, além da Idaron e a Seagri, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO), Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RO), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea).


Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Secom

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas