Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Governo de Rondônia lança concurso de qualidade do café

- anúncio-

 

O concurso vai premiar agricultores, produtores de café, que apresentarem as melhores amostras de grãos, produzidos de acordo com as boas práticas de produção, e que adotem em suas lavouras  processos produtivos compatíveis com a sustentabilidade. Os ganhadores receberão certificado de qualidade da produção e premiação em dinheiro para os 3 primeiros colocados.

- Advertisement -
- Advertisement -

Neste dia 12 de maio, a Secretária de Estado da Agricultura, a Emater-RO,  Embrapa, Idaron e com a parceria da câmara setorial do café, Sebrae e do Programa Café Sustentável do Brasil, fazem o lançamento oficial do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canephora (Conillon e Robusta) principal espécie de café cultivada no Estado.

- Advertisement -

A solenidade de lançamento será no Juninho Soft Café, na avenida Farquar, número 1623, bairro Panair, na ocasião os técnicos irão apresentar o regulamento e os objetivos do concurso que pretende  incentivar  a melhoria da qualidade e dar visibilidade ao  Café de Rondônia que poderá vir a ser uma marca de garantia de qualidade com certificação de origem geográfica.

12093

A retomada da lavoura cafeeira no estado vem carregada de novas tecnologias como a técnica da clonagem, irrigação localizada e a recuperação de solos através da calagem e adubação, com o consequente aumento da produtividade e qualidade do café.

Para se alcançar a qualidade ideal dos grãos de café e também da bebida é fundamental que o produtor execute corretamente os tratos culturais e observe o ponto ideal de colheita e praticas pós colheita como secagem e armazenamento adequado. O resultado desses cuidados é um café com todas as características desejáveis entre elas aroma, dureza, acidez e doçura.

As inscrições para o concurso já estão abertas e poderão ser feitas em todos os escritórios da Emater-RO, o agricultor terá apenas que apresentar copias dos documentos pessoais, identidade e CPF, e o CAR  (cadastro Ambiental Rural).

Acesse aqui o regulamento do Concurso de Café de Rondônia.
Fonte: Emater RO
- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas