Rondônia, Brasil, sexta-feira, 27 de maio de 2022, às 08:22:25 - Email: [email protected] - Telefone: 69 9957-2377






Feiras agropecuárias são essenciais para o desenvolvimento do campo

- anúncio-

CRA _feiras agropecuarias1
Participantes do 4º seminário do ciclo de palestras e debates realizado nesta sexta-feira (20) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) garantiram  que as tradicionais feiras agropecuárias que ocorrem em vários estados brasileiros têm importância destacada para o desenvolvimento do campo.

Presidindo o encontro, o vice-presidente da comissão, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), disse que essas feiras servem para a divulgação de pesquisas, transferências tecnológicas e facilitação de acesso a créditos, além de alavancarem acordos de negócios e debates de temas cruciais como a regularização fundiária. Uma das mais jovens dessas feiras, acrescentou o senador, é a Rondônia Rural Show, cuja quinta edição será realizada de 25 a 28 de maio em Ji-Paraná, segunda maior cidade do estado.

Primeiro dos debatedores a falar, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, acrescentou que a 5ª Rondônia Rural Show terá palestras, seminários, shows culturais, balcões de negócios e cursos, com participação de 384 expositores e 200 empresários bolivianos. O vice-governador disse que são esperados 80 mil visitantes este ano e um montante de negócios de R$ 700 milhões. Daniel Pereira afirmou ainda que Rondônia tem mais de 700 agroindústrias e aproveitou para pedir mais empenho do governo federal na regularização fundiária no estado.

- Advertisement -
- Advertisement -

Papel das feiras

Em seguida, o representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, disse que as feiras agropecuárias e tecnológicas ajudam a levar para o cidadão urbano um pouco do campo e do dia a dia do produtor rural. Ele falou sobre as mais importantes feiras do país, como a Expointer, no Rio Grande do Sul, a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), e a AgroBrasília, no Distrito Federal. Esses eventos, segundo Bruno Lucchi, ajudam na promoção de criadores de animais, máquinas e equipamentos, além de proporcionar a concretização de negócios e financiamentos e oferecer cursos, oficinas, palestras técnicas, vitrines tecnológicas e espaço empresarial.

Para o representante da CNA, as feiras também são ótimas oportunidades de reunir produtores rurais de alimentos e animais de vários tipos e regiões, o que ajuda os governantes na formulação de políticas públicas.

Bancos e cooperativas

Representando o Banco da Amazônia, Marilene de Sena Ribeiro ressaltou a importância das feiras na disseminação tecnológica e disse que os bancos que participam desses eventos aproveitam para oferecer e concretizar linhas de créditos com juros mais baixos e outras facilidades para produtores rurais.

Já Pedro Silveira, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), afirmou que as feiras são um excelente ponto de encontro de produtores, favorecendo parcerias e troca de experiências. Segundo Silveira, esses eventos também são muito importantes para a economia local da região que os sedia. Ele acrescentou que a grande maioria dessas feiras conta com organização ou apoio de cooperativas.

Já Gustavo Reis de Melo, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), explicou que a entidade sempre está presente em quase todas as feiras promovidas pelo país, oferecendo palestras sobre gestão de pessoas, inovação, liderança, cooperativismo, associativismo, entre outros temas.
Agência Senado
- Advertisement -
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 10)










Veja também





Notícias relacionadas