Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

“NÃO VAI DAR ZIKA”: alunos do IFRO de Vilhena realizam campanha de prevenção e conscientização

- anúncio-

Os alunos estiveram reunidos na avenida principal da cidade para fazer a distribuição de panfletos explicativos

DSC_0183

Na manhã desta sexta-feira, 04 de março, os estudantes do 4° ano do curso de eletromecânica do Instituto Federal de Rondônia Campus Vilhena juntamente com os servidores da instituição realizaram um pit stop com o tema “Não vai dar Zika”.

- Advertisement -
- Advertisement -

DSC_0196

- Advertisement -

Os alunos e servidores estiveram entregando panfletos explicativos com mensagens de combate ao mosquito para os motoristas e motociclistas que passavam pelo semáforo da principal avenida da cidade, Major Amarantes. As mensagens estampadas nos folhetos e cartazes indicavam o quão importante é a prevenção:

“Para vencermos a batalha contra o vírus só existe uma solução, PREVENÇÃO. O IFRO está UNIDO na campanha contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya, com a AÇÃO de todos os servidores, alunos e familiares este pequeno e traiçoeiro inimigo pode ser derrotado”.

DSC_0191

Firmes na campanha de prevenção, os alunos também construíram um “mosquitoeiro”, ou seja, uma armadilha para pegar o mosquito da dengue. Em conversa com os estudantes durante o pit stop, os mesmos explicaram à equipe de reportagem como funciona a armadilha.

DSC_0199

A armadilha foi feita com garrafas pet, gaze para curativo e lixa, como a foto demonstra. Os alunos explicam que lixaram a superfície da garrafa, onde aumenta a evaporação e atrai mais facilmente o mosquito. Assim, a fêmea vai depositar seus ovos na parte mais seca e quando nascem as larvas elas descem pela gaze atrás de comida, onde pode ser colocado arroz, ração ou alpiste.

Nessa fase as larvas conseguem passar pela gaze, mas logo que forem se alimentando e crescendo, as mesmas não conseguem mais passar pelo tecido e ficam totalmente presas dentro da garrafa.

DSC_0203

Os alunos explicaram também que esta não será a primeira e última vez que estarão realizando campanhas de combate ao mosquito transmissor de doenças que nos últimos tempos estão deixando todos os países em alerta. “Vamos continuar unidos para combater o vírus da Zika, e esperamos o apoio de todos”, finalizou o aluno de eletromecânica Weverton Alves.

DSC_0205 DSC_0195

 

Texto e fotos: Nataly Labajos

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas