Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Deputado Airton apoia criação de duas Universidades Federais no interior do Estado

- anúncio-

1

O Deputado Estadual Airton Gurgacz (PDT) participou de reunião com a Reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Maria Berenice Tourinho , para tratar da possibilidade da criação de duas novas Universidades Federais em Rondônia. A reunião foi agendada pelo Senador Acir Gurgacz, que se prontificou a ajudar a agilizar o processo de instalação das duas novas Universidades Federais, que ficariam localizadas nas regiões central e sul do Estado.

O Deputado Airton manifestou total apoio na criação das duas novas instituições federais de ensino superior por acreditar que o incentivo à educação e à formação de profissionais é um dos compromissos de todos os agentes políticos, colocando o seu gabinete na Assembleia Legislativa à disposição para as ações que puderem colaborar para a instalação dos novos Campis.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Acredito que duas novas Universidades Federais em Rondônia vão contribuir muito para o desenvolvimento do Estado, com a formação de novos e capacitados profissionais. O projeto tem nosso total apoio e vamos trabalhar para que consigamos realmente viabilizá-lo. No que depender da Assembleia Legislativa, tenho certeza que os nossos colegas deputados estaduais não se furtarão em apoiar a iniciativa, mas não mediremos esforços para que Rondônia passe a figurar também como um estado de excelência em educação superior”, destacou.

- Advertisement -

A criação de duas novas universidades federais no Estado foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun). As duas, uma na região central e outra no sul do estado, surgiriam do desmembramento da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir).

O próximo passo, será o envio do processo para o Ministério de Educação e Cultura (MEC), para os encaminhamentos necessários para o desmembramento. Segundo o comitê, o principal objetivo e benefício de criação é suprir o déficit de vagas universitárias públicas existentes no estado.

Desde os anos 90 já se discute a possibilidade da criação de novas universidades no estado. Mas, foi em 2012 que o campus de Ji-Paraná, região central do estado, começou a realizar reuniões periódicas para discutir melhor a possibilidade. A movimentação se expandiu para os outros campi e, em 2013, foi formalizado o processo de desmembramento. Estudos apontam que o déficit de hoje no estado é de aproximadamente 8 mil vagas.

Novas universidades
A proposta é que sejam criadas duas novas universidades, totalizando três instituições federais no estado. Uma delas seria na região central, onde os campi de Ji-Paraná e Presidente Médici, se tornariam a Universidade Federal Central de Rondônia, e outro na região sul do estado, com os campi de Vilhena, Rolim de Moura e Cacoal, formando a Universidade Federal Oriental de Rondônia. A Unir permaneceria com os campi de Porto Velho, Ariquemes e Guajará Mirim.

No Brasil, das últimas 19 novas universidades federais, oito delas surgiram de um desmembramento. O tempo médio para a criação de novas universidades, criadas por desmembramento no Brasil, é de 17 meses levando-se em consideração a tramitação. Agora, depois de aprovado no Consun, o processo passa pela elaboração do projeto de lei. A comissão acredita que a oficialização da criação pode levar até dois anos.

 

Assessoria

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas