Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 23 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vergonha: escola Tenente Melo é abandonada pela SEMED

- anúncio-

DSC_0225

Localizada no Distrito de São Lourenço a mais de 60km de Vilhena, a Escola Municipal Multisseriada Tenente Melo passa por grandes dificuldades que vão desde a infraestrutura à didática aplicada em sala de aula.

Na manhã desta sexta-feira, 26, nossa reportagem visitou a escola e pode ver de perto a crítica situação que pais, alunos e professores enfrentam diariamente.

- Advertisement -
- Advertisement -

A escola que atende alunos do ensino fundamental e médio, possuí salas minúsculas, com ar-condicionado e ventiladores instalados, porém, a única ventilação das salas vem de janelas estreitas.

- Advertisement -

Sem conforto algum, alunos do 1º ao 3º ano se amontoam na mesma sala de aula e lutam para se concentrar nas atividades, pois com tantas distrações, fica ainda mais difícil aprender os conteúdos.

Na zona rural é comum que as escolas sejam multisseriadas, ou seja, que mais de uma turma fique na mesma sala com apenas um professor. Porém, há um limite de 20 alunos por turma e na escola Tenente Melo há 25 alunos para apenas uma professora, que se desdobra para ensinar o conteúdo para todos. Entre os 25 há uma aluna especial, a pequena Maria Rosa, de apenas 6 anos, que de acordo com a Lei deveria contar com a presença de um cuidador, mas não é o que acontece.

Para que a filha pudesse ingressar no 1º ano o pai de Maria, senhor Odenilson da Silva, não viu alternativa, senão, acompanhar a filha. “Já tem duas semanas que estou vindo, deixei todos os meus afazeres pra acompanhar ela”, conta o pai.

As turmas do 6º e 7º ano, do 8º e 9º ano também são juntas e contam com um professor para cada turma.

Na última semana a Secretaria Municipal de Educação informou que faria a instalação do padrão bifásico para que assim após um ano de instalação os ares-condicionados pudessem finalmente ser ligados.

Porém, segundo informações, por falta de organização com o prazo, perderam a licitação para realizar a instalação do poste.

Por vários meses choveu dentro da secretaria da escola, molhando papéis, materiais, móveis e até mesmo computadores, correndo o risco de queimar os equipamentos. Somente depois de uma longa espera, a Semed compareceu ao local para arrumar a sala.

A situação dos banheiros, da cozinha e o espaço de recreação para as crianças da escola também não são dos melhores, além não oferecer conforto, podem oferecer até mesmo riscos para saúdes dos mesmos.

Recentemente a escola recebeu da secretaria de educação 15 latas de tinta de 3Lt cada, 2 pincéis e 2 rolos para fazer a “reforma” da escola, mas além do material não ser suficiente, a mão de obra segundo a SEMED fica por conta dos pais e funcionários da escola.

Além de tudo isso, a escola precisa que uma equipe da Secretaria de Obras compareça ao local de tempos em tempos para fazer a limpeza do terreno, afastando assim animais perigosos e peçonhentos, mas isso não tem acontecido com a frequência que deveria.

Em vista disso, alunos e professores têm recebido alguns visitantes indesejáveis, pelo menos umas 5 cobras foram encontradas no local e mortas pelos próprios funcionários ou pais da região.

É de extrema importância que a Secretaria Municipal de Educação dê um socorro aos pais e alunos da escola Tenente Melo, pois a situação é realmente vergonhosa e providências precisam ser tomadas.

 

Texto e fotos: Sabrina Mathias

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas