Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Professores da zona rural ameaçam paralisar atividades caso SEMED não ceda transporte

- anúncio-

DSC_0155

A Semed informou aos professores que só ofereciam o transporte aos professores até o dia 29

Na manhã desta sexta-feira, 26 de fevereiro, nossa reportagem acompanhou o protesto realizado por pais, alunos e professores por falta de transporte escolar na Escola Municipal Multisseriada Tenente Melo, localizada no Distrito de São Lourenço há 64 km de Vilhena.

- Advertisement -
- Advertisement -

Os alunos munidos com cartazes e apitos apoiavam os professores na busca pelo transporte para ir trabalhar e também pediam melhorias para escola, pois não há infraestrutura alguma no local.

- Advertisement -

Em conversa com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia, Wanderley Ricardo Campos, foi nos informado que os professores contavam com uma Komb da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para fazer o transporte, mas anunciaram que a partir do dia 29 de fevereiro os professores deveriam se virar para ir trabalhar, pois não disponibilizariam mais o transporte.

A Semed anunciou que o transporte só seria ofertado até que os professores se organizassem”, contou Wanderlei. Porém, não há como os professores custearem o próprio transporte, já que os gastos com combustível seriam de cerca de R$ 900,00, mais da metade do salário dos professores, além dos gastos com manutenção dos veículos.

Dos oito funcionários da escola, sendo desses 6 professores, um diretor e uma secretária, apenas a secretária é concursada para a área rural, os demais funcionários foram remanejados e lecionam na região por entender a necessidade dos alunos aprenderem, pois não há professores concursados para o Distrito.

Diante das circunstâncias vemos o verdadeiro descanso e abandono da Secretaria de Educação para com os professores e alunos da região. Há alunos que saem de suas casas às 4h da manhã para assistir aula e se não houver transporte para os professores todo o esforço das crianças será em vão, pois os docentes não têm como custear as viagens.

Wanderlei informou ainda que o sindicato irá mover uma ação contra Prefeitura Municipal de Vilhena com relação o transporte da zona rural, pois os mesmo trabalham 8h corridas, o que é inconstitucional. “Os professores estão trabalhando de graça duas horas por dia para  prefeitura, eles saem às 6h e retornam às 14h”, diz.

Os professores podem ser considerados verdadeiros guerreiros, pois além da distância diária que enfrentam por amor a profissão para lecionar a mais de 64 km de casa encaram também salas minúsculas, sem ventilador e ar-condicionado funcionando.

Os pais e alunos apoiam a causa e vão protestar juntamente com os professores. Indignada com a situação uma mãe questionou “nossos filhos vão deixar de ter aula por falta de professor? Isso não é justo”.

O diretor da escola Tenente Melo, Edwilson Francisco Neves, informou que na segunda-feira, 29, irá procurar a SEMED para tentar solucionar o problema, e se partir da terça-feira, 01, não tiverem tomado às providências e resolvido a questão do transporte não haverá mais professores na escola.

DSC_0207

Texto e fotos: Sabrina Mathias

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas