Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Influência do El Niño deixa chuvas abaixo da média em Rondônia

- anúncio-

tempo
Chuvas devem continuar abaixo da média até fereveiro em RO em razão do fenômeno El Niño, diz Sipam (Foto: Ivanete Damasceno/G1)

Fenômeno diminui volume de chuvas no estado, segundo o Sipam.
Rio Madeira deve se manter entre 15,5 e 16 metros até o mês de fevereiro.

Devido ao El Niño, as chuvas em Rondônia continuarão abaixo da média, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). De acordo com levantamento, no próximo trimestre as temperaturas continuarão ligeiramente mais elevadas na região Amazônica, porém o fenômeno extra-forte que acontece sobre o Oceano Pacífico possui um reflexo menor em Rondônia que nos estados de Roraima e Amapá, por exemplo.

O Sipam afirmou que as chuvas devem ficar abaixo dos padrões climatológicos nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins, Roraima, Amazonas, centro e norte de Rondônia, e no norte, noroeste e nordeste do Mato Grosso.

- Advertisement -
- Advertisement -
dsc_7926
Expectativa é que o rio Madeira permaneça dentro da média até fevereiro de 2016, segundo Sipam (Foto: Mary Porfiro/G1)

Em relação aos rios da região, ainda não é possível prever a que cotas devem chegar, mas a expectativa é que eles se mantenham dentro da normalidade. O rio Madeira, personagem principal da cheia histórica de 2014 em Porto Velho, deve ficar entre 15,5 e 16 metros até o mês de fevereiro.

- Advertisement -

Segundo a coordenadora operacional do Sipam, Ana Strava, como a bacia do Madeira é muito extensa, não é possível dizer exatamente como se comportará o rio a partir de fevereiro, quando a época de cheia chega ao pico.

O meteorologista Carlos Querino, explicou que a chuva do mês de dezembro não deve alcançar a meta esperada, assim como nos meses anteriores. No mês de novembro, por exemplo, eram esperados 225 milímetros de água da chuva, mas caíram apenas 147,2 milímetros.

G1

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas