Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Garcia quer tipagem sanguínea em documentos de recém-nascidos em Vilhena

- anúncio-

GARCIA 5

O vereador José Garcia (DEM), apresentou na última sessão ordinária na Câmara Municipal de Vilhena importante propositura.

O Projeto de Lei n° 4.711, que apenas foi lido em plenário, solicita a inclusão da tipagem sanguínea e do fator “RHESUS” – RH”, nos documentos de identificação de recém-nascidos no município.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ao justificar o projeto, Garcia, como é popularmente conhecido, explicou que a iniciativa tem por objetivo identificar com rapidez o tipo de sangue da pessoa, principalmente em casos de emergências médicas, como em transfusão de sangue, além de detecção de incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê, e de forma especial para casos de crianças trocadas em maternidades ou desaparecidas.

- Advertisement -

O parlamentar disse que, com relação a transfusão de sangue entre indivíduos, é importante para identifica os doadores, visando evitar transfusões incompatíveis, causando complicações leves e graves. “Isto se torna fundamental, até porque esta já prerrogativa do estatuto da criança e do adolescente e lei nacional que obriga a identificação de tipagem sanguínea para efeitos de prevenção ao desaparecimento de crianças”, salientou.

Ainda, Garcia esclareceu que a matéria não cria diretamente cargos, órgãos ou encargos para a administração pública, nem regula diretamente a prestação de serviços pelo poder público. O projeto deve entrar na pauta da próxima sessão legislativa.

ESTEBAN VERA

Foto: Adriana Santos

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas