Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Deputado denuncia grupo Friboi por adquirir frigoríficos e fechá-los

- anúncio-

MAURAO

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) denunciou que o grupo JBS Friboi tem adquirido unidades frigoríficas em Rondônia, para depois fechá-las, com o objetivo de eliminar a concorrência.

A manobra, segundo o parlamentar, prejudica aos criadores, pois acaba se formando um verdadeiro cartel, que controla os preços. “O grupo tem adquirido plantas frigoríficas e as mantém fechadas, somente para impedir a livre concorrência e poder praticar os preços que quiser”, denunciou.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ainda de acordo com Maurão, essa operação de compra de plantas que depois são fechadas, faz parte de uma prática de preços incompatível com o mercado, exercendo uma pressão sobre os frigoríficos menores. “Os frigoríficos pequenos sofrem com a concorrência desleal, com essa manobra”, completou.

- Advertisement -

Hoje, o grupo JBS seria responsável por 47% dos abates de bovinos em Rondônia e por aproximadamente 25% da carne exportada.

“Com essa operação, o grupo fica livre para determinar preços, prejudicando aos criadores que não têm alternativa, a não ser vender com prejuízo. Isso está quebrando o setor”, afirmou Maurão.

Essa prática já seria adotada pelo JBS no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, impondo uma queda no preço da arroba.

“Essa é uma das razões que têm contribuído para que o preço da arroba em Rondônia, que já foi maior do que no Mato Grosso e no Pará, por exemplo, seja hoje menor e caindo a cada dia”, finalizou Maurão de Carvalho.

 

Fonte: ALE/RO

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas