Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


CONSELHEIRO PROTESTA CONTRA FALTA DE TRANSPARÊNCIA E CENTRALISMO DA ATUAL GESTÃO DA OAB

- anúncio-

drezequielEm nota divulgada na imprensa e nas redes sociais, o advogado Ezequiel Cruz de Souza, que representa a subseção de Cacoal, fez um veemente protesto contra a centralização e a falta de transparência da Seccional da OAB-RO. Ele afirmou que não participa como conselheiro para para representar grupo de advogados, advogados amigos, advogados mais chegados, ou qualquer subdivisão que alguns identificam. Embora tenha apoiado a atual diretoria, na campanha passada, o advogado elenca vários problemas que o fizeram a não mais dar apoio a atual diretoria, entre os quais a falta de vontade de descentralizar a administração.

De acordo com Ezequiel Cruz, o ponto fundamental da descentralização seria a criação dos Conselhos nas Subseções, algo que foi promessa de campanha, mas que não foi posta em prática. O advogado também está revoltado com o desprestígio relegado aos conselheiros do interior e, por conseguinte, com todos os advogados do interior.

Na visão do advogado, o que faltou foi vontade política de descentralizar e mudar para melhor a gestão da OAB de Rondônia. Inúmeros benefícios seriam perpetuados nas Subseções com a criação dos Conselhos Subseccionais, principalmente a entrega de credenciais aos novos advogados, celeridade no julgamento de processos, qualidade e eficácia das decisões do Conselho Subseccional.
O mais estranho, segundo o conselheiro, é que durante a campanha passada houve várias promessas de descentralização e maior prestígio aos advogados do interior e, na prática, nada disso aconteceul. Outra reclamação é a falta de vontade de descentralizar o orçamento e hoje as subseções sequer conseguem ter uma estrutura descente.

- Advertisement -
- Advertisement -

Apesar de promessas de campanha, a modificação do orçamento para descentralização financeira da Seccional, e, melhor atendimento das Subseções, nunca foi aprovado. Mais uma vez, faltou vontade política de descentralizar e prestigiar de verdade e sem paliativos as Subseções.

- Advertisement -

“Enquanto essas mudanças de base não acontecerem, as subseções continuarão com o pires na mão pedindo migalhas orçamentárias da seccional, e continuarão totalmente dependentes dos serviços que a Seccional for capaz de prestar”, disse.

– O que me frustra, ainda mais, é que a maioria dos advogados candidatos à presidência das Subseções não entenderam que a estrutura que aí está é ultrapassada, e não atende mais as necessidades das Subseções. E que a gestão atual teve a possibilidade de mudar essa dura realidade e não quis.

Essa estrutura administrativa e orçamentária da OAB/RO está sendo utilizada desde os anos 80, quando subseções como Cacoal tinham pouco mais de 10 advogados e Porto Velho tinha pouco mais de 100. Somos mais de 7.000 atualmente e Cacoal a subseção de Cacoal tem mais de 700 advogados.

Por fim, o advogado Ezequiel Cruz lamenta que pequenos benefícios concedidos são objetos de marketing da Seccional, como se isso fizesse parte de uma administração histórica. A verdade, segundo ele, é que chega a ser humilhante até uma pintura do prédio depender diretamente a seccional, mesmo com o grande número de advogados que temos na comarca. Ele também lamenta que quando são tomadas decisões referentes à subseção, ele nunca é convidado para expor o ponto de vista dos advogados de Cacoal, mas as decisões são tomadas unilateralmente. Por essas e outras razões, ele, mesmo que tenha apoiado o Dr Andrey Cavalcante, na eleições passadas, decidiu não mais apoiá-lo

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas