Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

ENEM 2015 – O que levar e o que não levar para as provas

- anúncio-

inep-alerta-candidatos-para-confirmacao-do-cartao-do-enem540x304_09023aicitono_1a16effdk4571ugsqoa1voq78ca

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 será realizado no próximo fim de semana, nos dias 24 e 25 de outubro. Aproximadamente 7,7 milhões de pessoas participarão das provas em todo o país. Apesar de algumas orientações parecerem redundantes e óbvias, os estudantes devem ficar atentos ao que levar e ao que não levar para o Enem.

Itens necessários

- Advertisement -
- Advertisement -

Os participantes devem levar documento de identificação com foto, caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente) e o Cartão de Confirmação de Inscrição, sendo este último facultativo, mas recomendável, já que é nele que estão informações como sala, andar e instituição de realização do exame.

- Advertisement -

São considerados documentos de identificação as carteiras de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal e Técnico-Científica; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida a partir de 27 de janeiro de 1997; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que tenham validade por lei; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação; identidade funcional e certificado de dispensa de incorporação.

SAIBA MAIS: INEP ALERTA CANDIDATOS PARA CONFIRMAÇÃO DO CARTÃO DO ENEM

Participantes que não estiverem com seus documentos de identificação originais nos dias do exame por motivos de perda, furto, roubo ou extravio, precisam apresentar Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial com, no máximo, 90 dias.

Tais estudantes serão encaminhados aos procedimentos de identificação especial, constituída de coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

A identificação especial também vale para participantes que estejam com identidades vencidas, cuja foto não permita a verificação.

Proibições

O edital do Enem não permite o uso de celulares durante às provas. No entanto, estes e outros equipamentos como chave de carro com alarme podem ficar com o participante, desde que dentro da embalagem disponibilizada pelo Inep. Tais objetos devem ser guardados nos sacos plásticos do lado de fora da sala de aula, na presença do fiscal, e o recipiente será lacrado, assinado e colocado embaixo da carteira. O mesmo só pode ser aberto na parte externa da instituição.

Não é permitido o porte de boné, chapéu, óculos escuros, lápis, caneta que não seja transparente ou com tinta de outra cor, borracha, livros, manuais, calculadoras, anotações, tablets, ipods e demais aparelhos de mp3, pendrives, gravadores, relógios, alarmes, armas e fones de ouvido.

Permitidos

Como o Enem é uma prova extensa, é permitido levar água e outros líquidos não alcóolicos, para fins de hidratação, desde que em garrafa transparente e sem rótulo; e alimentos como biscoitos/bolachas, barras de cereais, balas, chocolates e frutas. Apesar da permissão para entrada com comida, vale o bom senso no momento do exame, pois é recomendável evitar embalagens que façam muito barulho e possam atrapalhar os demais candidatos, assim como produtos com cheiro forte, já que o ambiente é fechado.

O Enem

Os portões serão abertos pontualmente às 12h, horário de Brasília. Estudantes de estados com uma ou mais horas de diferença devem ficar atentos para não haver atrasos. A entrada será proibida após às 13h, momento no qual todos os participantes deverão estar dentro das instituições, de preferência em sala. As provas serão aplicadas a partir das 13h30.

No sábado (24), serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração total de 4h30. O domingo terá questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da Redação, totalizando 5h30 de exame.

Os gabaritos estarão disponíveis até 28 de outubro. A data de divulgação do resultado ainda não foi informada pelo Inep. O exame é utilizado para ingresso em universidades, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), além de ser requisito para concessão de bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Vestibular Brasil Escola

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas