Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


IDARON realizará VI Curso para Habilitação de Engenheiros Agrônomos e Florestais

- anúncio-

vi_cfo_2015_banner

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON estará realizando o VI Curso para Habilitação de Engenheiros Agrônomos e Florestais para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem – CFO/CFOC do dia 5 à 9 de outubro, no Centro de Treinamento da Emater – CENTRER, na cidade de Ouro Preto do Oeste.

O objetivo do curso é capacitar e habilitar Engenheiros Agrônomos ou Florestais, em suas respectivas áreas de competência profissional, para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) de vegetais potenciais hospedeiros de (pragas quarentenárias presentes, ausentes e pragas quarentenárias regulamentadas), visando o controle do trânsito interno, interestadual e internacional de material vegetal de banana para as pragas Sigatoka-negra (Mycosphaerella fijiensis) e Moko (Ralstonia solanacearum raça 2), material vegetal de açaí para a praga Ácaro vermelho das palmeiras (Raoiella indica), material vegetal de goiaba, acerola, citros e tomate etc. para a praga Mosca da Carambola (Bactrocera carambolae) e material vegetal de citros em geral para as pragas Cancro cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. Citri), Pinta Preta (Guignardia citricarpa (Phyllosticta citricarpa)) e Greening (Candidatus Liberibacter spp.). Todas estas pragas, com exceção dos nematóides (Meloidogyne spp. e Pratylenchus spp.), constam da lista de hospedeiros de pragas quarentenárias A2 de interesse econômico para o Estado de Rondônia, conforme IN 59 de 18/12/2013, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

- Advertisement -
- Advertisement -

O curso terá carga horária total de 44 horas/aulas, sendo estas divididas em aulas teóricas e práticas e avaliação do conteúdo abordado ao término do curso. As inscrições são xclusivas para Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Florestais de órgãos públicos, de empresas privadas e profissionais autônomos, devidamente registrados no CREA, respeitando-se as atribuições profissionais de cada área de atuação.

- Advertisement -

Para mais informações entre em contato com a Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal – GIDSV Coordenação de Trânsito Vegetal. Fiscal Estadual Agropecuário: Rodrigo da Silva Guedes. Telefones: 3216-5222. Celular: 8479-9388 e 8479-9257 E-mails: [email protected]; [email protected]

Confira aqui o conteúdo do curso:

CURSO DE HABILITACAO DE RESPONSAVEIS TECNICOS PARA CERTIFICACAO FITOSSANITARIA DE ORIGEM (1) (1)

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas