Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Embrapa Rondônia apresenta ações e recebe homenagem da Assembleia Legislativa do estado

- anúncio-

Embrapa Rondonia recebe voto de louvor

A atuação da Embrapa em Rondônia foi destaque na Assembleia Legislativa do estado nesta semana. No dia 2 de setembro o chefe-geral da Unidade, César Teixeira, apresentou para a Comissão de Agropecuária e Política Local, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT), as tecnologias disponibilizadas em 40 anos de atuação e contextualizou a agropecuária do estado no país, demonstrando a importância de investimentos em pesquisa agropecuária para o desenvolvimento de Rondônia. “Temos três desafios para a o bom aproveitamento dos recursos naturais na agropecuária do estado: aumento de produção, de qualidade e a sustentabilidade. A Embrapa está preparada para enfrentar estes desafios e para isso precisa do apoio do governo do estado, deputados estaduais e federais para que as soluções tecnológicas possam ser viabilizadas e disponibilizadas para a sociedade”, declarou Teixeira. Para Lazinho da Fetagro com mais apoio e incentivo dos governos estadual e federal, é possível contemplar os principais modelos de produção do estado e tornar Rondônia exemplo para o mundo.

Chefe_geral da Embrapa RO destaca acoes

- Advertisement -
- Advertisement -

Durante a reunião, chamou também a atenção da Comissão o gráfico apresentado pelo chefe-geral sobre a arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos principais produtos agrícolas do estado, em que o café se destaca como o produto agrícola que mais gera ICMS para Rondônia, ou seja, recursos que são revertidos para a sociedade em mais saúde, educação, transporte, entre outros serviços essenciais. Em segundo e terceiros lugares estão, respectivamente, a extração de madeira e a pecuária. “Isso demonstra a importância econômica e social da cafeicultura para Rondônia, que hoje é fonte de renda de aproximadamente 21 mil famílias no estado”, comenta César Teixeira.

- Advertisement -

Representantes da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rondônia (SFA) também apresentaram a atuação do órgão em Rondônia. Segundo o deputado Lazinho, as informações apresentadas pelos dois órgãos contribuirão para a Assembleia apoiar e apresentar ao governo do estado proposições a agropecuária do estado. Também estava presente à reunião o deputado Adelino Follador (DEM).

Já no dia 3 de setembro a Embrapa Rondônia foi homenageada na Assembleia Legislativa pelos seus 40 anos de atuação no estado, a pedido do deputado Cleiton Roque (PSB), em sessão solene que também homenageou a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater) pelos 44 anos em Rondônia. O parlamentar destacou os relevantes serviços prestados por estas duas instituições, que receberam ainda voto de louvor. “A Emater tem realizado um bom trabalho na área de assistência ao desenvolvimento rural sustentável e a Embrapa merece reconhecimento pela inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e agropecuária de Rondônia. Caso não existissem a Emater e a Embrapa, as famílias do campo não teriam condições de ter acesso às pesquisas e buscar novas técnicas de cultivo”, destacou o deputado.

O chefe-geral da Embrapa agradeceu ao deputado Cleiton Roque a homenagem à instituição e destacou a importância da parceria com a Emater. Segundo ele, o sucesso na história da Embrapa seria impossível sem o trabalho conjunto com a Emater e a dedicação dos servidores das duas instituições.  “Os servidores, os gestores e as famílias que estão no campo e que são nossos clientes diretos são todos merecedores desta homenagem, pois é uma engrenagem que funcionando em harmonia e produz bons resultados para todos”, concluiu Teixeira.

Voto de louvor

Os deputados Maurão de Carvalho (PP) e Cleiton Roque entregaram voto de louvor à César Teixeira, em reconhecimento aos bons serviços prestados pela Embrapa a Rondônia ao estado e também aos dirigentes da Emater Rondônia, Luiz Gomes e José de Arimatéia, pelos serviços prestados pela instituição.

Embrapa Rondônia

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas