Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vírus da raiva é detectado em morcego capturado em Porto Velho

- anúncio-

MORCEGO

O vírus da raiva foi detectado em um morcego encontrado no bairro Industrial, em Porto Velho O animal foi capturado na casa de um técnico da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), no início do mês de agosto. O vírus foi detectado após exames realizados no estado de Goiás.

Por causa da confirmação da presença do vírus no animal, acredita-se que outros da espécie estejam contaminados e podem transmitir aos animais domesticados. Deste modo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já anuncia que no mês de setembro haverá a vacinação antirrábica para cães e gatos, por ser a medida mais eficaz e segura de controle e combate à raiva, evitando casos da doença que podem levar à morte.

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com Rodrigo Golin, diretor do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), ao encontrar um morcego o cidadão não deve tentar capturá-lo. A recomendação é que a pessoa que encontrar o animal ligue para os telefones 3901.2878 ou 3901.2874, para que os profissionais da área realizem a captura.

- Advertisement -

Raiva
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença da raiva é viral e atinge o sistema nervoso central dos mamíferos. Pode ser transmitida aos seres humanos pela saliva do animal infectado. A mordida é o principal meio de infecção.

Das 138 espécies de morcegos existentes no Brasil, a transmissão pode acontecer através de 3 espécies que se alimentam de sangue e que atacam principalmente bovinos.

 

Fonte: G1/RO

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas