Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é tema de palestra na Comarca de Cerejeiras

- anúncio-

palestra

Na última sexta-feira, 7 de agosto, o Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Cerejeiras realizou conscientização e sensibilização de professores municipais. O tema da palestra foi sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, ministrada pelo Juiz Titular da 1ª Vara Genérica, Dr. Bruno Magalhães Ribeiro dos Santos, e técnicos do NUPS – Núcleo Psicossocial -, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Na palestra o magistrado Bruno Magalhães destacou a importância dos educadores serem qualificados quanto à prevenção, identificação e procedência acerca do abuso sexual de crianças e adolescentes, com o objetivo de tornar visível as vozes silenciadas e quebrar o ciclo de violência. “A problemática assume proporções alarmantes e incrementa-se em escala proporcional à assustadora carência material e intelectual das famílias mais pobres da população do Estado. A informação é a melhor forma de prevenção e a notificação dos casos a forma de garantir a interrupção do ciclo de violação de direitos”, ressaltou o magistrado.

- Advertisement -
- Advertisement -

Dentre as inúmeras frentes de atuação do judiciário, crianças e jovens vítimas de violação desta natureza recebem atenção prioritária nos trabalhos do juizado da infância, quer em sede jurisdicional, quer na esfera extrajudicial.

- Advertisement -

A Assistente Social Vanessa Simões de Freitas explicou sobre as características do fenômeno da violência sexual, indicadores de identificação no comportamento de crianças e adolescentes e o que o profissional da educação deve fazer mediante a situação.

A partir do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente -, crianças e adolescentes são sujeitos de direito, que exigem proteção por parte dos adultos. O ECA exige de todos os profissionais, consciência dos direitos das crianças e dos adolescentes, principalmente dos educadores, sobretudo por serem os professores da rede pública de ensino, via de regra os primeiros a serem abordados pelas vítimas menores, quando finalmente logram coragem para tornar público, em verdadeiro clamor de desespero, os abusos ao longo de anos sofridos, em grande número de casos no próprio seio familiar.

O Fórum da Comarca de Cerejeiras já realizou outras ações no enfrentamento e combate a violência sexual contra criança e adolescente, a exemplo de palestras direcionadas ao corpo discente de escolas urbanas e rurais dos municípios que abrangem essa comarca.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas