Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Situação da Casa de Detenção de Ouro Preto continua um caos

- anúncio-

Coletes vencidos, armas estragadas, falta de rádio comunicador e efetivo reduzido, relata agente penitenciário.

A situação da Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste está um verdadeiro caos, como se já não bastasse sua estrutura física encontra-se em condições precárias, os agentes penitenciários estão sendo obrigados a trabalhar com coletes balísticos vencidos, sem rádio de comunicação, com efetivo reduzido, e com a maioria das armas usadas para disparos não letais estragas e com poucas munições.

Isso, sem falar da “vaquinha” realizada entre os servidores para arrecadar dinheiro com a finalidade de realizar os consertos necessários à unidade prisional, por não poderem contar com a Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus/RO).

- Advertisement -
- Advertisement -

O efetivo reduzido, segundo os agentes é outra preocupação, já que os plantões estão sendo realizados por apenas 4 funcionários que tem a missão quase impossível de cuidar de aproximadamente 170 detentos. Detalhe: a casa de detenção está com cerca de 50 detentos acima do limite.

- Advertisement -

Outra situação é quanto à falta dos kits de higiene que deveriam ser constantemente entregues aos presos (pasta de dente, sabonete e papel higiênico), e que há tempos não vem sendo fornecido pela Sejus.

“Muito complicado e ariscado trabalhar nestas condições precárias, insalubres e desumanas” relata um dos agentes que não quis se identificar por medo de represália. O servidor lembrou que existem inúmeros problemas que parecem que nunca serão solucionados, entre eles a falta de rádio de comunicação que obriga os agentes a gritar para se comunicarem.

O agente penitenciário relatou ainda que recentemente foi descoberto um buraco no muro e que para tampá-lo os servidores da Casa de Detenção tiveram que contribuir para a compra de um saco de cimento, caso contrário não teriam como resolver aquele problema.

Nossa equipe de reportagem já havia feito uma matéria na imprensa local no dia 13 de maio deste ano, intitulada: “SEJUS abandona Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste que se encontra em situação caótica”, no entanto, após três meses da denúncia, ainda nada foi feito por parte da Sejus/RO.

Em contato com a assessoria de imprensa da Sejus, nos foi informado que o material de higiene básico deveria ter sido entregue pela empresa vencedora de licitação, mas a entrega não foi realizada. E que a promotoria da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus) entrou com uma liminar para a execução desta entrega, que enfim foi feita neste último final de semana, com o fornecimento de papel higiênico e sabonete. Quanto ao armamento e aos coletes balísticos, eles já foram adquiridos e a secretaria aguarda autorização do Exército Brasileiro para entregar o material à casa de detenção de Ouro Preto do Oeste. Em relação ao contingente de agentes, um curso de formação básica de agentes penitenciários está em andamento. Com a conclusão do curso, a casa de detenção receberá novos agentes para o quadro de servidores.

Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste(2)

Fonte: Gazeta central

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas