Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Conheça a caverna de 3 m de altura feita por preguiças gigantes, em RO

- anúncio-

dsc_0594
Para entrar na paleotoca, é necessário se inclinar e ter cuidado com as paredes (Foto: Mary Porfiro/G1)

G1 visitou paleotoca escavada há cerca de 10 mil anos em Porto Velho.
Além de ser esconderijo de onça, local atualmente é habitado por morcegos.

Uma caverna de 100 metros de extensão escavada  há cerca de 10 mil anos por preguiças gigantes está chamando a atenção dos moradores de Rondônia. Localizado no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, o túnel com 3 metros de altura foi descoberto por pesquisadores da Companhia de Pesquisa de Recursos Mineiras (CPRM). Para conhecer a primeira paleotoca descoberta na Amazônia, o G1 foi até o local onde viveram estes animais pré-históricos.

Após passar pela apertada entrada, caverna se expande em todas as dimensões (Foto: Mary Porfiro/G1)
Após passar pela apertada entrada, caverna se expande em todas as dimensões (Foto: Mary Porfiro/G1)

Para chegar na paleotoca, foi necessário adentrar na mata e descer 25 metros de barranco. Ao entrar no local é possível ver inúmeros túneis que formam uma galeria, onde a extensão do conjunto passa dos 100 metros. Em determinados locais, a altura chega aos 3,10 metros, enquanto em outros a altura é de 1,5.

- Advertisement -
- Advertisement -
Funcionários do CPRM mediram a largura dos túneis para ter uma média estimada (Foto: Mary Porfiro/G1)
Funcionários do CPRM mediram a largura dos
túneis para ter uma média estimada
(Foto: Mary Porfiro/G1)

Os pesquisadores chegaram a conclusão de que a caverna foi escavada por preguiças gigantes depois de compararem fotos com outras paleotocas já encontradas no Brasil. O formato e as dimensões da caverna mostraram que a origem poderia ser diferente das demais cavernas encontradas no estado de Rondônia. Por ter marcas das garras dos animais, esta se tornou a primeira paleotoca da Amazônia.

- Advertisement -

Conforme Amilcar Adamy,  geólogo do CPRM, as galerias foram feitas para abrigar as famílias de animais gigantes que buscavam um lugar seco e seguro.

Geólogo Amilcar Adamay acredita que local foi usado como moradia pelos animais (Foto: Mary Porfiro/G1)
Geólogo Amilcar Adamay acredita que local foi usado como moradia pelos animais (Foto: Mary Porfiro/G1)

Para iluminar o local e marcar determinados pontos durante a pesquisa, os exploradore utilizam velas e lanternas, um trabalho que demorou várias semanas. Neste período, um portão foi colocado para evitar a entrada de pessoas não autorizadas e até mesmo de bichos.

Nos túneis da caverna, os únicos habitantes atualmente são os morcegos, mas segundo Adamy, o local também serve de esconderijo para cotias, pacas e até onças. A circunferência do túnel chega a 2,50 metros, o que faz os pesquisadores pensarem que a escavação do local foi feita por mais de uma preguiça gigante.

Veja mais imagens da caverna escavada por preguiças gigantes em Rondônia.

Primeiro contato
A caverna foi descoberta em meados de 2005, quando o dono do terreno onde a paleotoca está localizada decidiu entrar no túnel. Segundo Aristeu Gonçalves, no primeiro contato era possível ver que aquela não era uma toca feita por um animal qualquer.

Conhecido popularmente como Bicudo,  Aristeu diz que ficou surpreso com o tamanho dos túneis e pensou até que o local tinha sido construído por povos antepassados. “Quando eu entrei pela primeira vez passei mal, pois é muito escuro, mas quando percebi a grandeza, fiquei encantado e sempre voltava. Algumas pessoas de Vista Alegre vieram aqui também, até que o pessoal do CPRM veio e me disse a verdade sobre esse tesouro”, conta Aristeu.

Com a confirmação de ser um local escavado por preguiças gigantes, o agricultor só pensa em manter o túnel intacto. “Quero preservar a caverna. Peço a Deus que me dê condições para manter tudo natural e cuidar bem do local, para que os estudos possam ser continuados e a história preservada”, conclui.

Fonte: G1/RO

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas