Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Agevisa realiza oficina preparatória para combater hanseníase, verminose e tracoma em 24 municípios de Rondônia

- anúncio-

Técnicos se prepararam para aderir campanha nacional
Técnicos se prepararam para aderir campanha nacional

 

Técnicos da Regional de Saúde de Porto Velho participaram nessa quarta-feira (12), em Porto Velho, de uma oficina preparatória para a campanha nacional de combate à hanseníase, verminose e tracoma doença oftálmica altamente contagiosa causada por bactéria e que afeta a pálpebra, a córnea e a conjuntiva, e pode até cegar.

O alvo da campanha deste ano são alunos da rede pública de ensino, com idade entre cinco e 14 anos. Ao todo, 24 municípios de Rondônia foram selecionados pelo Ministério da Saúde (MS) para fazer parte da campanha nacional.

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com dados do setor de estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), em 2014, 706 casos de hanseníase foram confirmados em Rondônia. Deste total, 46% diagnosticados em menores de cinco a 15 anos, confirmando a projeção nacional da doença.

- Advertisement -

A oficina é coordenada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). A campanha acontece de agosto a 31 de outubro deste ano.

De acordo com Marlene Salete dos Santos, coordenadora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase, a campanha é uma das principais estratégias definidas pelo Ministério da Saúde (MS) para o enfrentamento das doenças.

Segundo ela, o objetivo é reduzir a carga parasitária de verminose, identificar casos suspeitos de hanseníase, através do método do espelho, e diagnosticar e tratar casos de tracoma em alunos na faixa etária de 5 a 14 anos do ensino público fundamental em Rondônia.

Segundo Maria Salete, a meta é investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 75% dos alunos por meio da ficha de auto-imagem. Tratar 85% da população alvo com idade entre 5 a 14 anos para verminose. Realizar, no mínimo, 80% de tratamento dos casos positivos de tracoma e de seus contatos de acordo com normas padronizadas pelo MS.

Conforme o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, para desenvolver as ações de educação em saúde, prevenção e tratamento desses agravos, o Ministério da Saúde (MS) repassou diretamente para o Fundo Municipal de Saúde de cada cidade onde será desenvolvida a campanha, verba específica para a ação. De acordo com Pimentel, ao todo, mais de R$ 350 mil foram destinados aos municípios.

Williames Pimentel adianta que, nesta ação, todos os profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) concentrarão esforços para quimioprofilaxia das verminoses e identificação de casos suspeitos de hanseníase pela ficha de auto-imagem. Os casos suspeitos de hanseníase serão encaminhados à rede básica de saúde visando à confirmação do diagnóstico e tratamento.

QUEM PARTICIPA

Os municípios selecionados para participar da Campanha, no Estado de Rondônia são: Alto Paraíso, Alto Alegre dos Parecis, Cadeias do Jamari, Cujubim, Machadinho,Mirante da Serra, Pimenta Bueno, Guajará Mirim, Seringueiras, São Francisco, Alta Floresta Espigão do Oeste, Cacoal, Chupinguaia, Ji-Paraná, Ouro Preto, Jaru, Ariquemes, Rolim de Moura, Colorado do Oeste, Monte Negro, São Miguel do Guaporé, Porto Velho, e Vilhena. Os Municípios com destaque em negrito irão desenvolver campanha para o controle do tracoma além de hanseníase e verminoses.

Decom – Governo de Rondônia

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas