Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Pista do DETRAN de Vilhena receberá Projeto Educacional Cidade do Trânsito

- anúncio-

pista detran

A pista que foi inaugurada em novembro do ano passado poderá ter a I Cidade do Trânsito no Estado de Rondônia

O local teve um investimento de R$ 2,3 milhões, sendo construída em uma área de 16 mil m², localizada no final da Avenida Melvin Jones, no Bairro Cristo Rei, em Vilhena. Até então, o projeto da Pista de Teste, visava beneficiar oito autoescolas do município, porém, o local foi liberado somente para a realização de Testes para aquisição da CNH.

- Advertisement -
- Advertisement -

Nossa reportagem entrou em contato com o chefe da comissão de provas do Detran de Vilhena, Welligton e nos explicou que somente os testes de baliza estão sendo realizados no local, sendo estes, uma vez ao mês.

- Advertisement -

A nossa equipe procurou também Ronaldo Alevato, Secretário Executivo Regional, que nos informou que toda a pista de teste já está pronta para atender as autoescolas, e que realmente está sendo utilizada até o momento somente para realização de provas práticas, e que as aulas não estão acontecendo no local por ordem maior, vinda de Porto Velho.

Até o momento só alguns municípios do Estado contam a pista própria de testes, entre eles: Ji-Paraná, Rolim de Moura, Ouro Preto do Oeste e agora o município de Vilhena conta com mais esta ferramenta para ajudar à população.

Para saber mais detalhes sobre como ficaria a situação da Pista, entramos em contato com a Controladora Regional de Trânsito do Estado de Rondônia, Marli Mendonça, que explicou os verdadeiros motivos pelos quais, as aulas práticas não estariam sendo realizadas na pista do Detran.

Marli aclarou que as aulas práticas são de duas responsabilidades, do Centro de Formação de Condutores – CFC e do DETRAN, sendo este último responsável pela aplicação dos testes. A responsabilidade em aplicar as aulas práticas é exclusivamente dos CFC´s.

A pista foi inaugurada, de início, apenas para este proposito, que é a realização dos testes, feitos pela comissão de provas do Detran. Logo então, surgiu à possibilidade de aproveitar o amplo espaço para a idealização do projeto Cidade do Trânsito, um programa que visa conscientizar as crianças do município, o seu papel de cidadão no trânsito.

O projeto que, além de educar crianças, também educam os pais – os motoristas. Através de brincadeiras e atividades que passam a ser o aprendizado que a criança transmite ao adulto quando o policia no volante, chamando sua atenção para os erros que observou durante as aulas na Cidade de Trânsito.

Marli revelou que o projeto é emergencial e que está previsto ainda para este ano de 2015. Será a primeira Cidade do Trânsito no Estado com ruas e avenidas com semáforo, faixa de pedestres, cruzamentos e diversos elementos que reproduzirão uma cidade real, além de salas, na qual, as crianças aprenderão as leis de trânsito.

 

Texto: Jesica Labajos

Foto: Sabrina Mathias

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas