Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Bicicletas estacionadas em cima de piso tátil atrapalham tráfego de deficientes visuais no centro de Vilhena

- anúncio-

DSC_0005

Gerente da loja informou que já está providenciando a retirada do suporte do local

O jornal Folha de Vilhena, recebeu informações de um internauta que, segundo ele, estaria realizando algumas compras na Avenida Major Amarante quando se deparou com a cena de um senhor deficiente visual e que trafegava pela calçada, acompanhando o piso tátil em frente a uma loja, quando em determinado ponto, o senhor acabou “trombando nas bicicletas”, quase caindo.

- Advertisement -
- Advertisement -

As bicicletas estariam estacionadas no suporte que foi instalado em frente à loja. Para entender melhor, nossa reportagem foi até o local averiguar o fato e constatou que o suporte para as bicicletas foi instalado próximo à faixa de piso tátil, assim, quando os ciclistas estacionam, o veículo acaba ficando em cima da faixa atrapalhando o trajeto de quem necessita do piso.

- Advertisement -

DSC_0002

Observamos também outra infração, algumas motocicletas estariam estacionadas ao lado da calçada, porém em frente à faixa vermelha. A faixa vermelha é utilizada na regulamentação de espaço destinado ao deslocamento de bicicletas leves nas ciclovias e utilizada também naquele local para o acesso de cadeirantes, uma vez que a calçada está adaptada para isto.

Sabemos as dificuldades que os deficientes visuais passam quando andam nas ruas, principalmente em Vilhena, pois nem todas as lojas estão dentro do regulamento. Apesar de que alguns estejam colocando o piso tátil em vários lugares públicos e internos, ainda assim, são poucos se comparando a real necessidade de tê-los em lugares apropriados.

O piso tátil serve exclusivamente para orientar as pessoas com deficiência visual ou de baixa visão, para terem mais autonomia ao se locomover. Sendo assim, sua textura e cor devem se diferenciar dos outros pisos ao redor. Ele é importante para direcionar e dar segurança aos deficientes visuais.

DSC_00031

Nossa equipe entrou em contato com a gerente da Loja Umuarama, localizada no centro da cidade, Márcia Adriana que informou que já solicitou a retirada do suporte para as bicicletas. “Nós implantamos o piso tátil conforme a Lei, e não havíamos reparado neste detalhe, porém, ainda ontem, solicitei que fosse retirado o suporte e colocassem em outro local, mas até o final da tarde ainda haviam bicicletas estacionadas de funcionários de outras lojas e não conseguimos retirar”, esclareceu a gerente, afirmando que ainda hoje estará retirando e liberando o espaço.

DSC_00011

Texto: Jesica Labajos

Fotos: Sara Labajos

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas