Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Artigo: reuniões produtivas: um desafio para os Líderes, por Aluísio Alves

- anúncio-

Aluísio Alves

Com o tempo cada vez mais tomado por tantas atividades, a sensação corrente é a de que um dia ou até mesmo um ano estão passando rapidamente e são insuficientes para realizar todas as atividades.

Diante dessa realidade, as empresas e seus Líderes tem um grande desafio: planejar atividades, propor ações que otimizem a utilização do tempo e gerem oportunidades de resultados em seus nichos de negócios.

Entre as queixas que mais escuto quando atuo em consultorias, palestras e treinamentos é a respeito das reuniões. Raramente encontro um profissional que esteja totalmente satisfeito com a condução dessas atividades importantes para as equipes e seus Líderes.

- Advertisement -
- Advertisement -

É frequente a crítica dos profissionais em relação ao formato das reuniões, o tempo gasto (e que poderia ser bem menor), a falta de objetividade, a impontualidade, a ausência de estabelecimento e cumprimento do teto e por aí vão outras queixas…

- Advertisement -

Todos estamos convencidos, no mundo inteiro, de que o trabalho em equipe leva imensa vantagem sobre os esforços individuais, porém, uma equipe é muito mais do que um ajuntamento de colaboradores. Uma equipe precisa ser regida tal qual uma orquestra é conduzida por um maestro experiente.

Mas, comecemos por algo menor, porém, de enorme potencial para fortalecer a respeitabilidade do Líder e a admiração dos seus liderados: habilidade para conduzir reuniões produtivas. Isso parece ser trivial, porém, é o que mais falta nos Líderes e gestores são as habilidades para as ações junto aos profissionais.

Qualquer que seja o tema ou objetivo da reunião, é necessário que o Líder reforce a importância da colaboração entre os profissionais e traga sempre um reforço de aprendizado no que se refere a usar o encontro como estratégia para aumentar a produtividade. Junto com esses valores de base, deve o Líder levar um roteiro dos passos da reunião, comunicando antes o tempo que será usado, o horário para terminar e fazer acordos para a funcionalidade desta importante ferramenta.

Talvez, por dominar bem os assuntos ou temas das reuniões, muitos Líderes passam a confiar excessivamente na memória e na sua expertise, entretanto, isso pode ser uma perigosa armadilha e tornar esses encontros monótonos de tal forma que os participantes conseguem rapidamente prever o que e como será abordado cada tópico.

O Líder anotará tudo o que será tratado, podendo, inclusive, enviar a pauta para todos os participantes com alguns dias de antecedência para todos se prepararem para a reunião e levem mais informações ou sugestões.

Enfim, é por dedicar-se diligentemente a cada reunião é que o Líder vai se afirmando na influência da equipe e, por isso, motiva a todos para contribuir e buscar novos e melhores resultados para a empresa. Que tal você experimentar novos recursos na sua próxima reunião?

*Dr. Aluísio Alves está, em 2015, com a Palestra AS 5 FORÇAS PARA OTIMIZAR O DESEMPENHO, O ATENDIMENTO E OS RESULTADOS DA EQUIPE – para todo o Brasil. [email protected]

 

*Aluísio Alves: Treinador de Líderes e Equipes. Palestrante. Educador, Psicanalista e Escritor. Doutor em Educação. MBA em Gestão Empresarial e Administração Hospitalar. Gerente e Diretor do HC Uberlândia (2001- 2010)[email protected] (34) 8419 0227 (Triângulo Mineiro) e (35) 9148 1762 (Sul de Minas) www.yashimek.com.br -*Realiza Coaching, Palestras & Cursos – Atendimentos em todo o Brasil.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas