Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Tenente do 3º GCB de Vilhena ministra palestras sobre primeiros socorros para educadores e alunos

- anúncio-

IMG-20150509-WA0023

Na última semana foram ministradas 3 palestras pelo Tenente Mérycles Guedes

São diversas as ocorrências atendidas pelo 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros na cidade de Vilhena, sejam elas de grande complexidade ou não, os bombeiros são solicitados a todo o momento para realizar os primeiros socorros de moradores da zona urbana ou rural.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em muitos casos o socorro pode ser prestado por qualquer pessoa presente no local do ocorrido, contanto que ela seja capacitada, poderá realizar os procedimentos necessários até que o Corpo de Bombeiros chegue, aumentando assim a chances de sobrevivência ou diminuindo o risco de possíveis sequelas na vítima.

- Advertisement -

Em vista disso, órgãos públicos e privados tem solicitado minicursos sobre primeiros socorros ao 3º GCB, entre eles está à faculdade UNESC, que solicitou a palestra para os alunos do curso de Enfermagem, em que na última sexta-feira, 08, contaram com a presença do 1º Tenente BM Mérycles Guedes Nunes, comandante do 3° GCB.

Durante o minicurso, o Tenente esteve ensinando os alunos como agir em situações adversas, desde o método correto para desengasgar uma criança a como agir e proteger uma fratura exposta, por exemplo. Foram diversas as dicas e os ensinamentos sobre os primeiros socorros em várias situações simuladas.

Em conversa com o Tenente Mérycles, contou que palestras como essa são importantes, pois, o indivíduo com breve conhecimento sobre os primeiros socorros, poderá dar um primeiro suporte à vítima, mesmo que o conhecimento não seja igual ao dos profissionais da área, possibilita que o atendimento seja realizado ainda no local e no momento do ocorrido, dando uma maior chance de vida ou recuperação à vítima.

IMG-20140711-WA0003

Há pouco menos de um mês uma criança morreu engasgada em Vilhena, o socorro infelizmente não chegou a tempo e a criança veio a óbito. Em casos como esse a presença de alguém capacitado com conhecimentos básicos seria de suma importância, já que nessa situação, cerca de 3 minutos sem respirar pode ser fatal para um ser humano ou deixar sequelas graves.

Nestes casos, mesmo que o socorro chegue em poucos minutos, a vítima ainda corre risco de morte, pois no caso da obstrução das vias aéreas superiores o atendimento deve ser imediato.

Na última semana foram realizadas 3 palestras pelo Tenente Mérycles sobre os primeiros socorros, além da UNESC o 3º GCB atendeu solicitação da SEMED, no qual professores da rede municipal de ensino participaram e receberam os devidos ensinamentos sobre os primeiros socorros. A Escola Municipal Marcos Donadon também solicitou e recebeu a palestra que foi ministrada para todos os alunos e professores dos períodos matutino e vespertino.

Segundo Mérycles, constantemente são ministradas palestras como essas em escolas da cidade, e isso possibilita que as pessoas que convivem com criança ou com grande número de pessoas possam prestar socorro a uma possível vítima. “Quanto mais pessoas souberem sobre os primeiros socorros, melhor”, diz.

A equipe do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros conta com profissionais altamente capacitados para ministrar palestras como essa e estão a total disposição da população ou instituições, basta encaminhar ao 3º GCB que está localizado na Rua Ricardo Franco, nº 236, no Centro, ao lado da Praça Pe. Angêlo Spadari.

Texto: Sabrina Mathias

Foto: Sabrina Mathias/Divulgação

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas