Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


“Dia D” de vacinação contra gripe terá pontos estratégicos para atender a população neste sábado

- anúncio-

DSC_0001

A campanha iniciou nesta última segunda-feira, 04, porém, os vilhenenses estão sendo vacinados desde o dia 23 de abril nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

O “Dia D” de vacinação será realizado neste sábado, 09, em todo o Brasil. Em Vilhena foram escolhidos pontos estratégicos de vacinação visando facilitar a aplicação da vacina no público alvo, são eles, as três unidades dos supermercados Pato Branco, a Escola Cecília Meireles, no bairro Bodanese, Dalila Donadon, no Bela Vista, Hermógenes Roberto Nogueira, no Jardim Eldorado e as creches Santa Luzia na Vila Operária e Abilio Juliano Nicolielo Neto, no Nova Vilhena. Além-claro, das UBS’s, que atenderão ao público alvo das 8h às 17.

- Advertisement -
- Advertisement -

Esses pontos de vacinação são estratégicos, de acordo com o coordenador do Setor de Imunização, Adão Gonçalves, foram escolhidos por atender a parte mais distante das UBS’s do município, facilitando assim a aplicação da vacina.

- Advertisement -

Os grupos de pessoas aptas a receber a vacina devem procurar os postos, unidades de saúde e pontos de vacinação para serem imunizadas, uma providência importante que tem como objetivo evitar a doença, reduzir a mortalidade, as complicações e as tantas internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza, uma doença (gripe) infecciosa que ataca diretamente o sistema respiratório e, por ser infecciosa, é de alto poder de contaminação.

DSC_0002

QUEM PODE SER VACINADO?

A vacina atenderá prioritariamente as crianças com idade entre 6 meses a quatro anos, as gestantes, as puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias), os profissionais de saúde em serviço de todos os níveis, os povos indígenas a partir dos 6 meses, os adultos a partir dos 60 anos, os presos e os profissionais do sistema prisional e as pessoas portadoras de doenças crônicas – doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas, hepáticas, diabetes, imunossupressão, obesos grau III, transplantados e portadores de trissomias (síndrome de Down e outras).

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacina só de deve ser evitada (contraindicada) nas pessoas com históricos de alergia grave relacionada ao consumo de ovo de galinha e seus derivados. E as precauções recaem apenas nas pessoas acometidos com febre, cuja recomendação é adiar a vacinação até a melhora do quadro de saúde.

Texto e fotos: Sabrina Mathias

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas