Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


AINDA DÁ TEMPO: Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

- anúncio-

Cartaz_Gripe_640x460mm

Desde o final do mês de abril que os vilhenenses têm a vacina contra a gripe disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município, vacina esta, disponibilizada pelo Ministério da Saúde para imunizar uma população alvo.

Mesmo a campanha tendo iniciado no dia 23 de abril, em Vilhena, o “Dia D” de vacinação nacional aconteceu no sábado, 9 de maio, e a população alvo contou com várias equipes espalhadas em pontos estratégicos da cidade durante todo o dia visando vacinar um número maior de pessoas.

- Advertisement -
- Advertisement -

Apesar do sábado destinado somente a vacinação, os postos de saúde lotaram na semana seguinte ao “Dia D”, ficando claro que não foram muitos os vilhenenses que aproveitaram a vacinação de sábado.

- Advertisement -

De acordo com o coordenador do Setor de Imunização, Adão Gonçalves, no dia nacional da campanha de vacinação há equipes preparadas para atender o público durante todo o dia, justamente para não congestionar as unidades Básicas de Saúde, por está razão é importante que esses momentos sejam aproveitados, evitando transtornos com longas esperas em filas.

adao gonçalves
Coordenador do Setor de Imunização, Adão Gonçalves.

Mesmo com os congestionamentos, Vilhena atingiu a meta de vacinação, imunizando 80,71% do público alvo, totalizando 13.300 pessoas vacinadas dentro do prazo de término da campanha, que seria na última sexta-feira, 22. Porém, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo final da campanha até o dia 5 de junho para que um número ainda maior de pessoas receba a vacina.

Os demais municípios do Cone Sul também tiveram grande movimentação nos postos de saúde, porém, nenhum deles conseguiu atingir a meta de 80% imunização do público alvo.

Cabixi – imunizados 595 – 49,50% da população alvo

Cerejeiras – imunizados 1.411 – 43,01% da população alvo

Chupinguaia – imunizados 215 – 12,43% da população alvo

Colorado – imunizados 1.808 – 49,64% da população alvo

Corumbiara – imunizados 0 – 0% da população alvo

Pimenteiras – imunizados 365 – 79,35% da população alvo

Vilhena – imunizados 13.300 – 80,71% da população alvo

 

QUEM PODE SER VACINADO?

A vacina atenderá prioritariamente as crianças com idade entre 6 meses a quatro anos, as gestantes, as puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias), os profissionais de saúde em serviço de todos os níveis, os povos indígenas a partir dos 6 meses, os adultos a partir dos 60 anos, os presos e os profissionais do sistema prisional e as pessoas portadoras de doenças crônicas – doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas, hepáticas, diabetes, imunossupressão, obesos grau III, transplantados e portadores de trissomias (síndrome de Down e outras).

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacina só de deve ser evitada (contraindicada) nas pessoas com históricos de alergia grave relacionada ao consumo de ovo de galinha e seus derivados. E as precauções recaem apenas nas pessoas acometidos com febre, cuja recomendação é adiar a vacinação até a melhora do quadro de saúde.

Texto: Sabrina Mathias

Fotos: Sabrina Mathias/Divulgação

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas