Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 23 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Zé Ambientalista registra ave de espécie rara em Cabixi

- anúncio-

Sempre circulando por matas, rios e pela zona rural com objetivo de documentar a fauna e a flora através de sua câmera, o ambientalista cabixiense, José Ribeiro, conhecido como “Zé Ambientalista” já possui um acervo de mais de oito mil fotos de 700 espécies diferentes de aves, animais e vegetais da região.

Em uma de suas andanças ele encontrou o urutau, conhecido também como mãe da lua. “Uma ave linda e cheia de lendas”, diz o ambientalista.

- Advertisement -
- Advertisement -

- Advertisement -

Segundo Zé, ao contrário do que se pensa a ave não está ainda em vias de extinção. Ela, porém, é pouco vista devida sua habilidade de camuflar e se confundir com o galho ou outro tipo de poleiro em que pousa.

O urutau (Nyctibius griseus), pássaro que em tupi-guarani significa ave-fantasma, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.

Mede aproximadamente 37 cm de comprimento, 80 cm de envergadura e pesa entre 160 e 200g (macho).

Muitas pessoas pensam erroneamente, que a ave dá azar, mau agouro etc. Mas, Zé Ambientalista esclarece que isso não procede. “O Urutau, como também a coruja são vítimas de superstições adquiridas pelo povo ao longo do tempo, mas são belas e inofensivas aves”, explica.

Zé esclarece ainda que, mesmo a ave ter facilitado sua aproximação, todo o cuidado foi dado para evitar o estresse da ave, devido ela estar posta sobre um ovo.  “Na foto, como foi dado muito zoom na câmera, dá a impressão que minha mão esteja quase tocando a ave, mas na verdade estava a uns 50 cm”, disse o ambientalista.

“Foi um momento único, há tempos o procurava para fotografá-lo sem sucesso, dai recebi um o telefonema de um amigo chacareiro que o avistou em sua propriedade a 500 metros da cidade, corri para lá e fiz as fotos desta bela e enigmática ave cheia de lendas, foi muito legal”, concluiu.

Redação

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas