Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 23 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


TEORI QUE ESTAVA COM PROCESSO DE PEDIDO DE PRISÃO DO SENADOR

- anúncio-

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai ser nomeado pelo presidente Michel Temer, vai herdar processos que estão no gabinete de Teori Zavascki, morto nesta quinta-feira (19) em um acidente de avião. Entre as ações que ficarão sob a responsabilidade do novo integrante da Corte estão casos sobre descriminalização do porte de maconha; obrigatoriedade de o poder público financiar remédios de alto custo e um processo que pede a prisão do senador Ivo Cassol (PP-RO).

Teori também era o relator da Operação Lava Jato no STF e era responsável pela análise de denúncias, recursos e delações premiadas no âmbito da operação. No entanto, a Lava Jato pode ficar com outro ministro, e não necessariamente com o sucessor de Teori.

- Advertisement -
- Advertisement -

Uma possibilidade, prevista no regimento do STF, é uma redistribuição dos processos pela presidente do tribunal, Cármen Lúcia, “em caráter excepcional”.

- Advertisement -

PROCESSOS DE TEORI

Atualmente, há no gabinete do ministro um acervo de 7.566 processos, sendo 12 ações penais e 65 inquéritos, a maioria contra políticos e autoridades com o chamado foro privilegiado.

O ministro havia pedido vistas (mais tempo para análise) no processo que pode descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal. Três ministros do Supremo, Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes já haviam votado a favor da descriminalização, mas o julgamento foi interrompido após o pedido de Teori.

Outro processo que estava sob os cuidados de Teori é o que pode obrigar o poder público a fornecer medicamentos de alto custo que não constam da lista do Sistema Único de Saúde (SUS). Edson Fachin, Marco Aurélio Mello e Luís Roberto Barroso já haviam se manifestado antes de o julgamento ser interrompido também por um pedido de vista do ministro Teori.

ELE AINDA PEDIU VISTA PARA ANALISAR RECURSO DO SENADOR IVO CASSOL (PP-RO) EM PROCESSO QUE CONDENOU O PARLAMENTAR A 4 ANOS, 8 MESES E 26 DIAS DE DETENÇÃO EM REGIME SEMIABERTO, ALÉM DO PAGAMENTO DE MULTA, PELO CRIME DE FRAUDE A LICITAÇÕES QUANDO CASSOL ERA PREFEITO DA CIDADE DE ROLIM DE MOURA, NO INTERIOR DE RONDÔNIA.

COMO ESSES PROCESSOS NÃO SÃO URGENTES, O MINISTRO QUE FOR INDICADO NO LUGAR DE TEORI ZAVASCKI ASSUMIRÁ O CASO E DARÁ O VOTO-VISTA PARA PROSSEGUIMENTO E CONCLUSÃO DO JULGAMENTO.

Outros dois casos importantes que estavam nas mãos de Teori são o mandado de segurança que discute se foi legal
ou não o impeachment de Dilma Rousseff e a reclamação sobre a validade de buscas autorizadas por um juiz federal nas dependências do Senado, para apurar a atuação da polícia legislativa.

FONTE: G1

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas